Com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a Espondilartrite Axial, a Novartis lançou a campanha “Controlar o Monstro”. A iniciativa, que irá viver no ambiente digital, tem como principal objetivo informar a população para reconhecer os principais sintomas e dar um “nome” ao Monstro (Espondilartrite Axial). Pretende consciencializar para esta doença, uma vez que, os seus sintomas ao serem muitas vezes ignorados, podem contribuir para um diagnóstico tardio.
No âmbito da campanha foi lançada a página de Instagram “(Re)Conhecer o Monstro”, a qual atua como principal ponto de contacto com os doentes e disponibiliza, de forma sintética, clara e fidedigna, informação relevante sobre a patologia, sintomas, médico especialista a quem recorrer e algumas recomendações de como a gerir, por forma a manter a qualidade de vida.
A campanha “Controlar o Monstro” conta com a parceria da SPR (Sociedade Portuguesa de Reumatologia), da ANEA (Associação Nacional de Espondilite Anquilosante) e da LPCDR (Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas).