31.3 C
Oeiras Municipality
Seg 13 Julho 2020
Inicio Saúde CoronaVirus Novas medidas de confinamento em 15 freguesias na Área Metropolitana de Lisboa

Novas medidas de confinamento em 15 freguesias na Área Metropolitana de Lisboa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que 15 freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, serão sujeitas a novas medidas de confinamento que entraram em vigor às 00:00 de terça-feira, apesar de não especificar quais são essas 15 freguesias.

 

Nesse sentido, volta a ser imposto o limite máximo de 10 pessoas por ajuntamento, todos os serviços comerciais vão passar a fechar às 20:00, à exceção de restaurantes para serviços de refeições, e será proibida a venda de bebidas em áreas de serviço e o consumo de bebidas na via pública.

 

Também os centros comerciais vão ser mais fiscalizados, quanto à entrada, circulação e presença de pessoas por metro quadrado, adianta o SAPO.

 

Para controlar a expansão da pandemia nas 15 freguesias identificadas na Área Metropolitana de Lisboa, o Governo vai desenvolver um programa designado Bairros Saudáveis, que “visa desenvolver projetos comunitários de reforço da prevenção nas áreas residências que têm sido mais afetadas”.

 

Nesse sentido, o executivo defende uma articulação mais forte entre municípios e autoridades de saúde, para encurtar os prazos de notificação dos resultados de testes à covid-19 e de divulgação dos inquéritos, assim como reforçar as visitas de vigilância de pessoas em confinamento domiciliário.

 

O Governo vai aprovar um diploma que prevê contraordenações, com o reforço das forças de segurança na rua, permitindo “a autuação de quem organize ou de quem participe de ajuntamentos que não sejam permitidos”.

 

“Quem não respeitar alguma destas quatro regras, e logo na sequência da primeira violação, será determinado o crime de desobediência. A pessoa indicada será imediatamente autuada”, afirmou  fonte do Governo, citada pelo SAPO.

 

Na quinta-feira, o Governo vai aprovar em Conselho de Ministros a lista das contraordenações aplicáveis às situações de desrespeito das normas de confinamento.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Inaugurado monumento ao Neolítico em Leceia

O Monumento ao Neolítico que está instalado no centro da nova rotunda de Leceia, na freguesia de Barcarena, foi inaugurado na passada sexta-feira, dia...

Casas mais caras do país estão em Oeiras, Cascais e Lisboa

Segundo divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), 46 municípios localizados sobretudo no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa, registaram um preço médio...

Aprovada proposta sobre mora no pagamento de renda de contratos não habitacionais

Foi aprovada a proposta do Governo que “altera novamente o regime extraordinário da mora no pagamento de rendas de estabelecimentos obrigados a encerrar ou...

Semana arranca com uma subida no preço dos combustíveis

Prepare-se, pois a semana arranca com uma subida no preço dos combustíveis, que vão ficar mais caros já a partir de segunda-feira. “A evolução...

Comentários Recentes