20.1 C
Oeiras Municipality
Ter 26 Setembro 2023
Inicio Política Novo Governo de António Costa só terá duas caras novas

Novo Governo de António Costa só terá duas caras novas

São apenas duas as novas caras que vão fazer parte do próximo Governo, contará neste mandato com 19 ministérios e quatro ministros de Estado

São apenas duas as novas caras que vão fazer parte do próximo Governo, contará neste mandato com 19 ministérios e quatro ministros de Estado, passando ainda três secretárias de Estado a ministras.

Para o próximo mandato, António Costa vai criar o Ministério da Coesão Territorial e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública. Dos 19 governantes, há 16 que desempenharam funções no anterior Governo, pelo que, António Costa fez apenas alterações. O Primeiro-ministro indigitado justifica que se trata de um Governo de “continuidade” sendo “reforçado politicamente”.

António Costa justifica o reforço de quatro ministros de Estado com a Presidência de Portugal da União Europeia, em 2021, afirmando que assim o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros conseguem “assegurar plenamente a condução da Presidência Portuguesa da UE”, justificou António Costa.

O número dois do próximo Governo passa a ser Pedro Siza Vieira, que assume a pasta de ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Augusto Santos Silva mantém-se como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Mariana Vieira da Silva, que mantém a Presidência do Conselho de Ministros e Mário Centeno, que se deverá manter no Executivo até 2021 como ministro das Finanças, adianta o SOL.

Alexandra Leitão deixa a pasta de secretária de Estado da Educação para subir a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Ana Mendes Godinho sobe a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Maria do Céu Albuquerque sobe a ministra da Agricultura.

A próxima equipa de Governo tem mais mulheres, subindo de cinco para oito ministras.

De saída estão Ana Paula Vitorino, que não terá sido reconduzida para evitar familiares sentados à mesa do Conselho de Ministros, Capoulas Santos e Vieira da Silva, que vai passar à aposentação.

Uma das novas caras é Ana Abrunhosa que vai agora deixar a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR), para assumir o Ministério da Coesão Territorial e Ricardo Serrão Santos que vai ser ministro do Mar, sucedendo a Ana Paula Vitorino.

Ontem foram já conhecidos os nomes que vão ocupar as três secretarias de Estado com mais peso político no Governo. Duarte Cordeiro vai continuar a com os Assuntos Parlamentares, a secretaria de Estado Adjunto do primeiro-ministro deixa de ser gerida por Duarte Cordeiro passando a ser gerida por Tiago Antunes, que sai da secretaria de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa. André Caldas deixa de ser chefe de gabinete de Mário Centeno passando a ser secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Substituição do pavimento Avenida dos Combatentes da Grande Guerra

Atendendo ao pedido de vários moradores da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés, devido ao ruído provocado pela passagem de automóveis sobre...

Inauguração da Ciclovia da Estrada da Medrosa

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou este domingo, 24 de setembro, a Ciclovia da Estrada da Medrosa que liga a...

Apresentação novos elétricos da Carris

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve presente na apresentação dos novos elétricos articulados da Carris. A cerimónia, que decorreu na Estação...

‘Ladrão de Casaca’ é o filme da próxima sessão de Masterclass da História do Cinema – Redescobrir Alfred Hitchcock

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ será o tema das MasterClasses Cinema de 2023, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Durante o ano de 2023, as...

Comentários Recentes