16.7 C
Oeiras Municipality
Dom 10 Dezembro 2023
Inicio Ciência Oeiras alarga prazo para candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica

Oeiras alarga prazo para candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica

Oeiras alargou, até 15 de junho, o prazo para as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município e as Instituições de Ensino Superior, cujo intuito é estimular a criatividade dos alunos do Ensino Superior, incentivando-os a candidatarem-se com projetos inovadores, que apresentem soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município.

O Município procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável

Oeiras desafia os alunos do Ensino Superior a candidatarem-se com propostas de projetos inovadores que contribuam para a sustentabilidade e inteligência do seu território.

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior tem como objetivo premiar, através da atribuição de bolsa, o desenvolvimento e a dinamização de projetos inovadores com base em dados referentes a este território, fomentando a sua análise e reutilização.

Pretende-se que os projetos contribuam para dar resposta a problemáticas de uma das cinco temáticas lançadas nesta edição: adaptação às alterações climáticas; eficiência energética na iluminação pública; ambiente construído, prática de atividade física e oferta desportiva qualificada; gestão de resíduos urbanos; a utilização dos Dados LIDAR/Laser Scan – que desafios?

O Programa de Cooperação Técnica e Científica prevê a atribuição de duas bolsas, no valor de cinco mil euros (5 000€) cada uma, aos dois candidatos que apresentem as ideias mais inovadoras.
Estas bolsas serão atribuídas para apoiar o desenvolvimento dos trabalhos vencedores ao longo do ano letivo de 2021/2022.

As candidaturas estão abertas até 15 de junho de 2021. Os interessados devem escolher uma das temáticas desta edição, ver se os dados que necessitam existem e estão disponíveis para cedência e candidatar-se, submetendo uma proposta do projeto que pretendem desenvolver através de formulário próprio, online, disponível em https://programacooperacao.oeirasvalley.com/, onde é possível consultar mais informação.

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior pretende sustentar-se numa visão estratégica de evolução do conhecimento, da economia, da coesão social e da sustentabilidade, na mesma linha da estratégia de desenvolvimento territorial do Município.

Insere-se no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, que tem como objetivo a constituição e projeção de Oeiras como centro internacional de ciência e inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território, em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Espetáculo ”Até sempre, Gardel” no Templo da Poesia

‘Até sempre, Gardel’ é um espetáculo vivido na primeira pessoa, inspirado na vida e na obra desta incontornável figura da música, do Tango, e...

Natal no Palácio Encantado – Edição Especial Sénior

O ‘Natal no Palácio Encantado’ irá ter um dia inteiramente dedicado aos mais velhos. A ‘Edição Especial Sénior’ irá decorrer no dia 11 de dezembro,...

Apresentação do livro ‘Coletânea Poética’ na Livraria Verney

A apresentação do livro 'Coletânea Poética', de Beatriz Baptista, terá lugar no próximo dia 9 de dezembro, às 15h, na Livraria Municipal Verney. ‘Coletânea Poética’...

Rios Urbanos: Políticas ambientais de Oeiras em destaque em documentário da RTP Play

O Município de Oeiras tem desenvolvido nas últimas décadas, diversos trabalhos com o objetivo de devolver as linhas de água ao usufruto da população....

Comentários Recentes