20.8 C
Oeiras Municipality
Ter 27 Setembro 2022
Inicio Entretenimento Cultura Oeiras apresenta Exposição 'Manuel Graça Dias, O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto'

Oeiras apresenta Exposição ‘Manuel Graça Dias, O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto’

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta a exposição “Manuel Graça Dias, O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto”, de 22 de setembro a 12 de novembro, no Círculo da Arquitetura – Dafundo. A inauguração está marcada para o dia 22 de setembro, às 18H00.

A exposição visa enaltecer e homenagear o trabalho do Arquiteto Manuel Graça Dias, com uma seleção de dezoito projetos, dos quais se destacam a Expo’ 92 e O Teatro Azul. Conta com Maquetes de alguns dos trabalhos, assim como desenhos originais que se julgam importantes de evidenciar.

O Arquiteto Manuel Graça Dias nasceu em Lisboa em 1953, licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e inicia a sua atividade profissional em Macau de 1978 a 1981, no atelier do Arquiteto Manuel Vicente. Desta colaboração, constrói-se uma forte amizade e uma consciência bastante critica da Arquitetura.

Com o regresso a Lisboa, a partir de 1982 exerce a sua atividade quer individual, quer em parceria com os arquitetos João Vieira Caldas, Júlio Teles Grilo, António Marques Miguel e Egas José Vieira (com quem funda mais tarde, em 1990, o atelier Contemporânea após a classificação vitoriosa no concurso para o Pavilhão de Portugal na Expo’ 92 de Sevilha em 1989).

Desde 1978 que se dedica à critica e divulgação da Arquitetura, dirigida quer a profissionais como ao público em geral, assinando um variadíssimo número de publicações, programas radiofónicos e televisivos, exposições, sendo frequentemente convidado para a participação, orientação e comissariado de conferências, seminários e exposições a nível nacional e internacional, tornando-se muito provavelmente no mais ativo divulgador de Arquitetura do país na sua época.

Paralelamente à sua atividade profissional desenvolveu carreira docente desde 1985, em diversas instituições universitárias (em Portugal e no estrangeiro), onde ocupou o lugar de Professor Catedrático convidado do Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa e de Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A exposição estará patente até ao dia 12 de novembro – das 14:00 às 19:00, de Terça-feira a Sábado – na Rua Sacadura Cabral, Nº51, Cruz-Quebrada/ Dafundo.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Governo alarga até 2 de outubro prazo de candidaturas aos estágios da Administração Pública

O Governo alargou até 2 de outubro o período de candidaturas ao EstágiAP XXI, o programa de estágios da Administração Pública. Este programa tem...

Portugueses podem vir a ter prazos para fazer partilhas de heranças

Em Portugal dos 11,5 milhões de prédios rústicos existentes, 3,4 milhões (30%) encontram-se em situação de herança indivisa,isto é, heranças que ainda não foram...

Oeiras Celebra o Dia Mundial do Turismo

Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação...

Academia João Cardiga receberá Formações em Intervenções Assistidas por Equinos

A Academia Equestre João Cardiga vai, através do seu polo de formação – Cardiga Training Center – ser palco, de diversas ações de formação...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz