O projeto do Centro de Competências de Cibersegurança de Lisboa e Vale do Tejo foi apresentado publicamente nesta segunda-feira, 21 de outubro, no Templo da Poesia, em Oeiras, num evento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência, Rui Armindo Freitas, e o Diretor do Gabinete Nacional de Segurança.
Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras destacou a importância do projeto para a região e para o país. “A Cibersegurança é o pilar que garante o funcionamento eficaz dos nossos serviços públicos, das nossas empresas e, em última análise, da nossa sociedade”, referiu na ocasião.
Isaltino Morais agradeceu aos parceiros do Município de Oeiras no Consórcio Ciber4All – a Universidade Autónoma de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Associação Industrial Portuguesa — destacando o seu papel fundamental para a concretização deste projeto. Reconheceu ainda o trabalho desempenhado pelo Departamento de Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação da CMO, representado pelo seu Diretor, Barreira Martins.
A candidatura apresentada pelo Ciber4All propôs-se a assumir a gestão do Centro de Competências de Cibersegurança de Lisboa e Vale do Tejo, com responsabilidade de apoiar um mínimo de 452 entidades (publicas e privadas), com uma dotação financeira PRR (total) de 1.338.000€.
Com esta iniciativa, Oeiras afirma-se como entidade pública local de referência em matéria de Ciberersegurança, demonstrando preocupações não só com os seus munícipes e empresas, mas também com todo o ecossistema público e empresarial da Área Metropolitana de Lisboa, contribuindo assim para a Cibersegurança Nacional, sendo o único Município a estar presente nos Centros de Competências.
O evento foi encerrado pelo Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, que destacou a importância do Centro de Competências de Cibersegurança para a defesa do interesse nacional, mencionando que este marco ocorre no mês em que o Centro Nacional de Cibersegurança celebra uma década de existência.