“A importância da recuperação do património é vital para a nossa identidade, para aquilo que somos enquanto comunidade”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na cerimónia de apresentação do livro ‘Santa Maria Vallis Misericordiae, A Cartuxa em Oeiras’, apresentado nesta sexta-feira, 2 de fevereiro.
A cerimónia contou, entre outros, com a presença do Executivo Municipal e do representante oficial da Ordem da Cartuxa, Vítor Henriques.
“A recuperação do património exige um rigor extraordinário, projetos devidamente elaborados, materiais cuidadosamente escolhidos, empreiteiros especiais e um acompanhamento rigoroso. É isto que estamos a fazer aqui na Cartuxa. E a publicação deste livro é a demonstração do empenho que a Câmara está a dedicar a esta recuperação”, sublinhou Isaltino Morais.
O livro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras e aborda a história do Convento da Cartuxa. Integrado na coleção municipal ‘Livros de Oeiras’, trata-se de um livro que reflete uma primeira fase de investigação realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, com vista ao entendimento, à preservação da memória Cartusiana em Portugal e ao respeito pelos quatro séculos de História que marcaram este Património Cultural único no concelho e no país.
Para o Município de Oeiras, este livro traduz-se num conhecimento muito importante para a valorização e futura recuperação do Mosteiro e Quinta da Cartuxa.