No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Enoturismo, o Município de Oeiras organizou um programa que reuniu visitantes, agentes turísticos e jornalistas especializados.
O programa de comemorações arrancou no dia 7 de novembro, na Adega do Palácio Marquês de Pombal, com uma prova comentada de vinhos de produtores aderentes à Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, cujo objetivo foi dar a conhecer ao público os vinhos destas três regiões demarcadas.
A prova contou com os produtores Ramilo Wines (Colares), Quinta da Murta (Bucelas) e claro, o Município de Oeiras (Carcavelos), onde não faltou uma animação histórica com a Jocelina – a criada do 1º Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.
Nos dias 16 e 17 de novembro foi a vez de receber agentes turísticos e jornalistas, numa visita guiada às vinhas, à Adega Casal da Manteiga e à Adega do Palácio Marquês de Pombal, seguidos de uma prova comentada de seis vinhos Villa Oeiras, juntamente com harmonizações promovidas pela Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos.
Estas visitas pretenderam transmitir aos participantes a experiência deste produto enoturístico Villa Oeiras.
O Enoturismo é uma das mais recentes apostas do Município de Oeiras para a divulgação, promoção e conservação deste património identitário que é o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras.
O programa estará disponível em três idiomas: Português, Inglês e Francês, visitas guiadas às adegas, provas comentadas de vinhos Villa Oeiras e harmonizações variadas (2, 4 ou 6 vinhos) com vários preços.
O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e assinala-se, anualmente, no segundo domingo de novembro (14 nov. 2021), com programas próprios promovidos nas cidades associadas. A partir de 2019, com a entrada no projeto da Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo, alargou-se a comemoração para o Dia Mundial do Enoturismo.
Pretende-se reforçar a divulgação da cultura, património e tradições dos municípios associados da Recevin, através dos produtores de vinho e agentes de Enoturismo, valorizando desta forma os territórios produtores de vinho http://www.recevin.eu/europeandayofwinetourism/