11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Entretenimento Cultura Oeiras celebra ''Mês da Música'' com grande programa de atividades

Oeiras celebra ”Mês da Música” com grande programa de atividades

Em Outubro é o “Mês da Música” em Oeiras e o Município de Oeiras preparou um programa de atividades

Em Outubro é o “Mês da Música” em Oeiras e o Município de Oeiras preparou um programa de atividades, entre 3 e 31 de outubro, no Parque dos Poetas, que inclui a exposição INSTRMNTS, o concerto Gigantik Arpz (Harpa Gigante), a quatro mãos e oficinas musicais com os instrumentos em exposição e orientadas para a temática. Destaque ainda para a instalação da POET TREE. A entrada é livre.

A Exposição INSTRMNTS apresenta mais de duas dezenas de instrumentos musicais contemporâneos e instalações sonoras da série INSTRMNTS, criados e desenvolvidos por Victor Gama. Esta exposição vai ficar patente no Templo da Poesia de 4 a 31 de outubro, das 10:00 às 18:00. A inauguração, para convidados, está marcada para o dia 3 de outubro, às 18:30.

Os instrumentos musicais, com desenho original, de vários tipos e dimensões, vão estar instalados no solo, em plintos ou suspensos do teto. Esta exposição oferece um espaço de performance e experimentação livre para os visitantes, que podem participar em atividades como concertos, oficinas, jogos e palestras. Ao percorrerem trajetos sugeridos no interior do espaço de exposição, tocando nos instrumentos expostos, os visitantes experimentam um processo criativo onde o som, a música, o design e a performance estão em primeiro plano.

Para além destes momentos de livre acesso e fruição, haverá um concerto, demonstrações e oficinas dirigidos ao público em geral. Desenvolvendo um novo léxico de possibilidades acústicas, performativas e de interação com o público, os INSTRMNTS têm sido apresentados em concerto e exposições em centros culturais, galerias de arte e espaços performativos como a Royal Opera House em Londres, o Harris Theater de Chicago, o Harbour Front Center em Toronto ou a Ormeau Baths Gallery em Belfast entre muitos outros.

O Concerto Gigantik Arpz (Harpa Gigante), com Victor Gama e Pedro Carneiro, vai ter lugar no dia 5 de outubro, às 21:00, no Anfiteatro da Fonte Cibernética do Parque dos Poetas (fase 1). Trata-se de uma instalação acústica construída com 10 cordas de piano de 50 metros de comprimento e é parte integrante da série INSTRMNTS de Victor Gama. Percutindo estas cordas produzem-se sons com efeitos naturais de reverberação e eco. As suas cordas podem ser preparadas inserindo tubos de metal, réguas de madeira e outros objetos.

Este espetáculo único com Pedro Carneiro e Victor Gama é uma mediação perfeita entre os dois músicos em jogo permanente entre a composição, livre improvisação, eletrónica e a natureza do Parque da Poesia onde estará instalada.

A POET TREE – Árvore da Poesia é uma instalação sonora permanente, com uma estrutura em alumínio em forma de árvore cuja copa e folhas são constituídas por címbalos e cujos ramos são braçadeiras boom para pratos de bateria (címbalos de vários tamanhos). A Poet Tree é ativada pelo vento quando os címbalos tocam uns nos outros produzindo um som agradável e misterioso que revela uma instalação carregada de significado e simbolismo. A árvore da poesia terá uma página interativa no site do Parque dos Poetas que dá acesso a poetas e poetisas contemporâneos do espaço da Lusofonia, cada um associado a um dos 60 címbalos da sua copa. Para além de representar, através dos seus címbalos, os poetas de expressão portuguesa, propõem-se também na sua base, homenagear as entidades mecenas do Parque dos Poetas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
templodapoesia@cm-oeiras.pt | Tel: 210 977 437

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz