11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Turismo Oeiras Celebra o Dia Mundial do Turismo

Oeiras Celebra o Dia Mundial do Turismo

Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação urbana e turística, que vai ficar disponível no acesso à estação de comboios de Algés. Nesse dia também haverá visitas guiadas à Fábrica da Pólvora de Barcarena e ao Parque dos Poetas, provas de vinhos de Carcavelos “Villa Oeiras” e de doçaria local nos os Postos de Turismo do Palácio Marquês de Pombal e da Marina de Oeiras e, ainda, uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica do Tejo armada com vela latina.

 

Com a instalação do TOMI, o Município de Oeiras pretende criar uma proximidade entre o concelho e as pessoas que nele vivem, trabalham ou simplesmente o visitam. Esta é uma inovação intuitiva, que promove atividades e pontos de interesse como turismo, cultura, comércio local, serviços públicos, entre outros, disponibilizado em dois idiomas – português e inglês.

 

As tecnologias do TOMI For All permitem que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso à informação, uma vez que o ecrã do TOMI se adapta, colocando todos os seus conteúdos na zona inferior, tornando a interação mais fácil.

 

Para pessoas com visão reduzida ou invisuais, foi desenvolvida uma nova experiência, criando um modo de navegação inovador, podendo ser utilizado de forma autónoma, e que ao tocar no ecrã usa o voice guidance e o ILOGOistening. Para pessoas com dificuldades auditivas, foi aplicado nos equipamentos vídeos em linguagem gestual, que explicam como utilizar o TOMI. Para pessoas com dificuldades cognitivas, todo o conteúdo é otimizado para que seja de fácil perceção para todos entenderem, independentemente das suas condições.

 

Desde 1980 que o Dia Mundial do Turismo é celebrado, anualmente, no dia 27 de setembro, por ter sido o dia que entraram em vigor as diretivas consideradas como mais marcantes para o turismo global. A Organização Mundial do Turismo (World Tourism Organization – A United Nations Specialized Agency) pretende mostrar com esta comemoração, a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social. A 42ª edição será dedicada ao tema “Rethinking Tourism” – Repensar o Turismo – e a celebração oficial terá lugar em Bali, Indonésia.

 

Isto significa, segundo a Organização Mundial do Turismo, a oportunidade de repensar a forma como fazemos turismo “colocando as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos, empresas e até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz