15.3 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Fevereiro 2024
Inicio Sociedade Oeiras celebrou São Martinho com dois magustos e 10 toneladas de castanhas

Oeiras celebrou São Martinho com dois magustos e 10 toneladas de castanhas

Castanhas quentinhas – preparadas em três grandes assadores de rua – acompanhadas com vinho de Carcavelos Villa Oeiras, não faltaram neste magusto, que continua a ser o maior do País. A primeira de duas celebrações começou com animação de rua: além dos habituais Bombos de Santo André, também o programa ‘Palavreando na Vila’, do festival Passa a Palavra 2022, ecoou no Largo 5 de Outubro, com leituras, cantorias e contadores de histórias.

 

 

A meio da tarde, com o centro histórico de Oeiras cheio, acompanhado pelo Executivo Municipal, o Presidente da Câmara, Isaltino Morais, deixou algumas palavras. “O município vai, pela primeira vez, acender as luzes de Natal apenas no dia 6 de dezembro. Tradicionalmente seriam acesas hoje, a isso estamos habituados, mas há que adotar atitudes mais responsáveis.” Esta é uma decisão que acontece no âmbito do plano de poupança energética recomendado pelo governo, face à realidade de potencial crise energética que a Europa atravessa.

 

 

“É gratificante para a CMO verificar que os munícipes continuam a aderir a esta iniciativa”, congratulou-se o Presidente da Câmara, recordando que esta tradição começou naquele mesmo sítio, de forma espontânea, com uma só vendedora de castanhas.

 

 

“Esta festa, e todos os outros eventos que o município promove, incentivam à liberdade de estarmos no espaço público, nos jardins municipais, de estar na rua, de usufruir dos nossos teatros e exposições. Este dia é importante porque há oportunidade de confraternização, convívio, oportunidade de as pessoas saírem de casa e se reencontrarem” mencionou, também, a fechar o arranque destes dois dias de celebrações.

 

No sábado, os bombos de Santo André percorreram as ruas, animando e chamando para o magusto quem ainda estava em casa. Já no Parque Anjos foi notória a adesão das pessoas, que confirmam que este “mega magusto já é tradição”, referiu o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. “Notamos que – também no meio urbano – o magusto tem um significado coletivo, o que não é tão comum. A afluência de pessoas superou todas as expectativas. Não me lembro de alguma vez ver o Parque Anjos tão cheio”, acrescentou.

Neste segundo dia de magusto, a Rede de Bibliotecas Municipais esteve presente e trouxe os livros para a festa e o vinho Villa Oeiras foi oferecido a quem quis provar.

 


Estiveram ainda presentes vários agentes culturais da União de Freguesias, o Vice-Presidente da CMO, Francisco Rocha Gonçalves, as Vereadoras Carla Rocha e Filipa Laborinho e o Vereador Nuno Neto. A Festa de São Martinho é organizada pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA).

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras inaugura Espaço de Emergência Social

O Espaço de Emergência Social, inaugurado nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, pela Vereadora Teresa Bacelar e técnicos municipais, assegura o atendimento a pessoas...

Segunda ação de plantação aberta à comunidade em Carnaxide

Carnaxide é o local escolhido para a segunda ação de plantação aberta à comunidade, a realizar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro....

António Sala é o convidado do ‘Nós Leitores’ de fevereiro

António Sala, comunicador com mais de sessenta anos de carreira, é o convidado da próxima sessão de ‘Nós, Leitores’ que se irá realizar dia...

Câmara de Oeiras entrega casas a funcionários do Município

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar e entregar, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 11h30, na Rua...

Comentários Recentes