Em Oeiras cuida-se do espaço público para garantir sempre as melhores condições de limpeza e proporcionar momentos de lazer em segurança. Com o intuito de reforçar esta premissa, o Município lança a campanha ‘O MEU DONO É RESPONSÁVEL, E O TEU?’ para a sensibilização sobre a temática dos dejetos caninos.
O ESPAÇO PÚBLICO É DE TODOS – RESPEITE-O!
Os dejetos caninos deixados na via pública constituem um perigo para a saúde de todos, pois são uma fonte de transmissão de doenças. As bactérias e parasitas provenientes dos dejetos deixados na via pública podem ser responsáveis por várias situações de risco para a saúde, nomeadamente: vómitos, diarreia, anemia, letargia. Assim, ao não recolher o cocó do seu cão, expõe todos a um conjunto de doenças perigosas.
Porque zelar pela saúde de todos é uma responsabilidade que diz respeito a cada um de nós, faça a sua parte e recolha os dejetos do seu cão.
Nos espaços verdes e jardins do concelho de Oeiras onde é permitida a entrada de animais, o Município disponibiliza dispensadores com sacos para recolha dos dejetos caninos.
Ao não apanhar os dejetos do seu animal de estimação pode incorrer numa multa, de acordo com a alínea b), nº 2, art.º 79, do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbano e de Limpeza Urbana do Município de Oeiras.
A coima varia entre 50,00 € e 1.000,00 €.
Lirismo. Multas brandas. Quem controla?, serão as aves que passam no momento. É só para que se diga que nao se faz nada. Não resulta. Quem não cumpre olha para um lado e para o outro. Sente-se encorajado a não apanhar e pira-se sorrateiramente.
Sabe informar como e onde consigo uma placa dessa campanha de conscientização para que as pessoas recolham os cocós dos animais? Queria colocar em frente a minha loja de animais, que fica em paço dos arcos, onde as pessoas não respeitam e não limpam os dejetos dos animais.