O Município de Oeiras marca presença no Ciência 2020, com ciência e a investigação que se desenvolve no concelho. O encontro realiza-se nos dias 3 e 4 de novembro e Oeiras está representada através do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e do Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC), que participam com três demonstrações em formato vídeo, nomeadamente:
Encontro Ciência 2020 – IGC | Solving tomorrow’s challenges today: O Instituto Gulbenkian de Ciência, parte da Fundação Calouste Gulbenkian, é um instituto líder mundial dedicado à investigação biológica e biomédica que fomenta a ciência aberta e a descoberta em benefício da humanidade. Assente na excelência científica, a visão para 2022 é estabelecer o IGC como um polo de Ciência e Inovação de relevância internacional, em parceria com o ITQB NOVA e Oeiras Valley. Uma estratégia com três pilares: internacionalização, inovação e ciência com e para a sociedade, reforçada pelo novo Centro Colaborativo Internacional, o primeiro na Europa.
Encontro Ciência 2020 – ITQB-NOVA | Queres criar fábricas celulares? O projeto europeu “SHIKIFACTORY100” tem como objetivo criar fábricas celulares para a produção de 100 compostos de interesse industrial e farmacêutico. Nesta demonstração, exemplificamos o trabalho conjunto dos investigadores nas áreas laboratoriais e computacionais com a finalidade de criar uma fábrica celular mais eficiente para a produção de dopamina.
Encontro Ciência 2020 – ITQB-NOVA | Viagem molecular ao centro de uma proteína: Determinar a estrutura-3D de proteínas é fundamental para perceber a sua função na célula. Para isso recorremos a técnicas como cristalografia de raios-X e mais recentemente crio-microscopia eletrónica. Neste vídeo iremos fazer uma breve viagem ao centro de uma proteína, onde irão visualizar os seus aminoácidos e centros metálicos, levando à compreensão a nível molecular da sua função.
Refira-se que o mote principal do encontro Ciência 2020 é “a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação, na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, tornando país e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais.”
Este evento é promovido pela Fundação de Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. O encontro tem como principal objetivo estimular não apenas a participação, mas também a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.
– Mais informações sobre o Encontro Ciência 2020 disponíveis aqui.
– Informação detalhada sobre as demonstrações em Encontro Ciência’20