Figura ímpar ligada ao concelho, Luís de Freitas Branco (1890-1955) vai ser homenageado pelo Município de Oeiras, no dia 27 de novembro, com um programa que contempla o descerramento de uma lápide na casa onde morou e uma sessão de conferências, música e poesia, que decorrerá no Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos.
O programa de homenagem terá início às 14h30, com o descerramento, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da lápide de homenagem a Luís de Freitas Branco na casa onde viveu entre 1942 e 1955, em Paço de Arcos.
Segue-se, das 15h30 às 18h, um ciclo de palestras, música e poesia, no Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, coordenada e moderada por Bernardo Mariano e cuja abertura estará a cargo de Isaltino Morais e de João Nunes, Presidente da Direção do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos.
A entrada é livre, embora sujeita à lotação da sala e às limitações impostas pela COVID 19 (uso de máscara obrigatório).
PROGRAMA – 27 de novembro
14h30: Descerramento de lápide de homenagem a Luís de Freitas Branco, na casa onde viveu entre 1942 e 1955
Morada: Av. Voluntários da República, n.º 14, Paço de Arcos
Intervenção: Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
15h30 às 18h: Ciclo de palestras, música e poesia, no Auditório Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Morada: Rua Carlos Vieira Ramos, Paço de Arcos
Coordenação e moderação: Bernardo Mariano
Abertura da sessão por Isaltino Morais (Presidente da Câmara Municipal de Oeiras) e João Nunes (Presidente da Direção do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos)
Comunicações:
– Alexandre Delgado – ‘Algumas palavras sobre a vida e obra de Luís de Freitas Branco’
– Nuno Fernandes – “A edição das partituras de Luís de Freitas Branco e a sua circulação”
– João Maria de Freitas Branco – Último acto’
– Debate
Momentos musicais pelo Quarteto de arcos mpmp (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) – 1.º e 4.º andamentos do ‘Quarteto de cordas’ de Luís de Freitas Branco;
Leitura de poemas musicados por Luís de Freitas Branco, por alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Banco.