13.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Fevereiro 2023
Inicio Uncategorized Oeiras promove comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

Oeiras promove comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

Todos os anos, a 10 de outubro, a Federação Mundial de Saúde Mental (FMSM) pretende sensibilizar a população para a importância da saúde mental, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas e socioeconómicas. Ao mesmo tempo, considera a FMSM que combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica também se faz através da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental (DMSM).

O Município tem-se associado às Comemorações do DMSM, através do apoio às iniciativas propostas pela ARIA – Fórum Socio-ocupacional de Oeiras. Em 2022, sob o mote “Dê luz verde à Saúde Mental”, Oeiras recebe uma série de atividades: por todo o território irão acontecer palestras, worskshops, e até showcookings relacionados com o tema.

Destacam-se atividades nas escolas, junto dos mais jovens, ou palestras para os profissionais de saúde da área. Além disto, vão acontecer atividades para o público em geral, em que todos podem participar, como são exemplo as várias sessões de Bibliotecas Humanas (um espaço onde não existem livros, mas sim pessoas com histórias reais a partilhar com quem as queira ouvir), mostras de filmes e um showcooking sobre alimentação com impacto na saúde mental.

Ao longo do mês também será possível visitar a exposição ‘Templo da Mente’, patente a partir de dia 10, no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

 

 

 

Cientes da importância da saúde mental na qualidade de vida dos indivíduos, o Município de Oeiras tem empreendido um trabalho que perspetiva a garantia de uma qualidade de vida aos cidadãos, promovendo nesta área específica, em articulação com os diferentes atores sociais, as condições que considera serem facilitadoras e promotoras da sua plena integração social, apoiando iniciativas e projetos que sustentam esta preocupação.

O apoio das atividades realizadas pelas entidades com intervenção nesta matéria, como é o caso das Equipas Comunitárias de Saúde Mental do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental pertencentes ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), é disso exemplo, concretamente na cedência de instalações para o funcionamento das diferentes Unidades de Saúde Mental, proporcionando melhores condições aos profissionais que apoiam multidisciplinarmente os cidadãos, constituindo uma importante resposta de proximidade às comunidades.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro nas comemorações do Dia Mundial do Cancro

O Município de Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nas comemorações do Dia Mundial do Cancro. Celebrado no dia 4 de fevereiro,...

Hipismo: Cardiga Equestrian Circuit vai na 4ª edição e abre este domingo

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2023, com o 1º OPEN do  Cardiga Equestrian Circuit,  que se realizará no domingo,...

Clássicos em Oeiras traz Concerto ”Jovens Talentos”

‘Jovens Talentos’ é o próximo concerto a realizar-se no âmbito do programa ‘Clássicos em Oeiras’, no próximo dia 4 de fevereiro, no Auditório Municipal...

Espetáculo infantil ‘Confetes Contados’ na Biblioteca Municipal de Algés

A Biblioteca Municipal de Algés vai receber o espetáculo infantil ‘Confetes Contados’, no dia 4 de fevereiro, pelas 15h30. Este espetáculo, desenvolvido pela Baileia Arte...

Comentários Recentes