18.1 C
Oeiras Municipality
Qui 5 Agosto 2021
Inicio Entretenimento Cultura Oeiras. Próxima sessão de Praça das Liberdades com tema ''Educação: Presente e...

Oeiras. Próxima sessão de Praça das Liberdades com tema ”Educação: Presente e Futuro”

O próximo debate do ciclo de conversas “Praça das Liberdades“, um espaço de troca de ideias sobre questões políticas, sociais, económicas e culturais da atualidade, ocorre a 20 de julho de 2021, às 21h30.

Educação: Presente e Futuro” é o tema desta conversa, e conta com a participação de Carlos Neto (académico), Pedro Patacho (político) e Sónia Moreira (professora), e moderação de Nicolau Santos. Terá transmissão online no Facebook do Município de Oeiras.

Numa altura conturbada como a da pandemia de Covid-19, que obrigou a grandes adaptações de forma transversal, a Educação não foi exceção: do ensino à distância a reajustes no calendário escolar, da inclusão de novas tecnologias ao retomar de velhas práticas, da importância de envolver toda a comunidade em torno da capacitação de crianças e jovens, nunca como hoje foi tão premente discutir um dos mais importantes aspetos da construção do individuo desde tenra idade.

O “Praça das Liberdades” ocorre bimensalmente e conta, em cada sessão, com um painel de personalidades cujo olhar crítico e pensamento sejam considerados relevantes para o esclarecimento das questões a tratar. As próximas sessões, também emitidas online, estão previstas realizar-se a 21 de setembro e 16 de novembro de 2021.

 

Convidados:

  • Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo, e da sua importância para as crianças. Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens e no bullying nas escolas. O seu último livro intitula-se “Libertem as Crianças”, e foi editado em 2020.
  • Pedro Patacho é professor do Ensino Superior e Doutorado em Educação pela Universidade da Corunha, Espanha, e tem lecionado e realizado investigação no domínio da educação, tanto a nível nacional como internacional. É, atualmente, vereador na Câmara Municipal de Oeiras, com o pelouro da Educação, e também o autor da obra editada em 2021 Pensar a Educação: escola, justiça social e participação.
  • Sónia Moreira é professora do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, em Vila Nova de Gaia. Autora e coordenadora do projeto COOPERA desde outubro de 2016 pretende, com esta iniciativa, promover o sucesso escolar através de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. Em 2020 foi a grande vencedora do Global Teacher Prize Portugal, a edição portuguesa daquele que é considerado o Prémio Nobel do ensino.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

”Do Avesso” encerra Festival World Academy no Auditório Ruy de Carvalho

E se de repente o mundo estivesse “Do Avesso”? É este o mote para “Do Avesso”, o evento que decorre no próximo dia 5 de...

II Plano Nacional para a Juventude. Oeiras lança questionário online para jovens

Em Portugal, a Juventude tem a especial proteção dos seus direitos, consagrados no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa. Para desenvolvermos melhores políticas...

Auditório Ruy de Carvalho recebe hoje “Em Caso de Emergência, Fale!”

Concebido e produzido pela Turma de Produção de Eventos e Espetáculos da World Academy como exercício de final de curso, " Em Caso de...

Festival Rosa dos Ventos no Mosteiro da Cartuxa

O Festival Rosa dos Ventos é um projeto da curadoria de Vitorino Salomé, com vista a promover e sediar a partilha cultural e artística,...

Comentários Recentes