13.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Fevereiro 2023
Inicio Economia Oeiras recebe autarcas brasileiros para partilha de conhecimento e troca de experiências

Oeiras recebe autarcas brasileiros para partilha de conhecimento e troca de experiências

Oeiras é um dos territórios de Portugal participantes no Projeto ‘Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e a Sustentabilidade’, pelo que, no próximo dia 21 de novembro, vai receber uma visita de representantes de 20 cidades brasileiras, que constituem uma Missão de Cooperação que virá a Portugal para concretizar ações de cooperação internacional e conhecer práticas inovadoras em gestão de áreas urbanas e rurais. Esta comitiva faz parte do “Cluster 1 – Desenvolvimento Económico” do projeto INOVA JUNTOS – Cooperação Urbana e Triangular para a Inovação e Sustentabilidade” (2021-2023), que visitará seis cidades portuguesas, entre 18 e 27 de novembro.

 

O projeto INOVA JUNTOS, coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e o Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra) e financiado pela Comissão Europeia – EuropeAid, tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas. O que se pretende é fomentar a inovação nas políticas públicas por meio de trocas de experiências e de aprendizagens entre os municípios do Brasil, Portugal e América Latina.

 

Na sua passagem por Oeiras, os visitantes ficarão a conhecer a realidade local, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico, com o intuito de, através da criação de pontes de cooperação, as medidas oeirenses poderem ser replicadas em municípios brasileiros.

 

Oeiras dinamiza a sua colaboração neste projeto a partir de dois eixos fundamentais: o Desenvolvimento Económico e Inovação e os Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social, assentes na Estratégia do Município Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025‘.

 

Valoriza-se a localização e infraestrutura económica, científica e tecnológica do território para um desenvolvimento económico e tecnológico sustentados em Oeiras e a sua referenciação internacional em ciência e inovação, com impacto duradouro e sustentado nos campos da Educação, Sociedade, Empreendedorismo e Inovação.

 

Princípios subjacentes ao Projeto Inova Juntos são a boa governação, a participação cidadã, a não discriminação e igualdade de género e sustentabilidade ambiental.

 

Esta etapa em Portugal é uma continuidade das atividades que começaram em maio no Brasil e que levaram uma comitiva de portugueses para conhecer e discutir as iniciativas dos parceiros brasileiros.

 

 

PROGRAMA DO DIA 21 DE NOVEMBRO – OEIRAS:

 

 

– Local: Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal

 

09H15 – 09H35
  • Cerimónia de Boas-Vindas, no

 

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves

 

 

09H45 – 10:15

Coffee Break

 

10H15 – 11H00
  • Apresentação do Conceito Oeiras Valley – Desenvolvimento Económico de Oeiras

 

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves

 

Diretora do Gabbinete de Assessoria Técnica e Promoção do Investimento

Filipa Marrecas Ferreira

 

– Local: Parque de Ciência e Tecnologia TAGUSPARK

 

11H30 – 12H30
  • Visita ao Parque de Ciência e Tecnologia TAGUSPARK com a apresentação do tema: “O contributo do taguspark para o Desenvolvimento Económico de Oeiras”

 

CEO do Parque de Ciência e Tecnologia Taguspark

Eduardo Correia

 

13H15 – 14H45
  • Almoço

 

15H00 – 16H00
  • Sessão de trabalho de grupo

 

16H15 – 16H30
  • Sessão de Encerramento

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro nas comemorações do Dia Mundial do Cancro

O Município de Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nas comemorações do Dia Mundial do Cancro. Celebrado no dia 4 de fevereiro,...

Hipismo: Cardiga Equestrian Circuit vai na 4ª edição e abre este domingo

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2023, com o 1º OPEN do  Cardiga Equestrian Circuit,  que se realizará no domingo,...

Clássicos em Oeiras traz Concerto ”Jovens Talentos”

‘Jovens Talentos’ é o próximo concerto a realizar-se no âmbito do programa ‘Clássicos em Oeiras’, no próximo dia 4 de fevereiro, no Auditório Municipal...

Espetáculo infantil ‘Confetes Contados’ na Biblioteca Municipal de Algés

A Biblioteca Municipal de Algés vai receber o espetáculo infantil ‘Confetes Contados’, no dia 4 de fevereiro, pelas 15h30. Este espetáculo, desenvolvido pela Baileia Arte...

Comentários Recentes