14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Sociedade Oeiras tem novos sensores de medição meteorológica e hidrológica

Oeiras tem novos sensores de medição meteorológica e hidrológica

Os novos sensores meteorológicos e hidrométricos disponibilizados pelo projeto SCORE (Smart Control of the Climate Resilience of European Coastal Cities) serão instalados em 11 pontos do concelho. Estes locais foram selecionados numa reunião técnica realizada nas instalações dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Oeiras, no passado dia 8 de setembro.

Esta reunião está integrada nas atividades previstas pelo SCORE, um projeto financiado pelo Horizonte 2020, liderado pela Atlantic Technological University de Sligo (Irlanda), que pretende aumentar a resiliência das cidades costeiras às alterações climáticas. Oeiras faz parte de uma rede de 10 “laboratórios vivos” de cidades costeiras (Costal Cities Living Labs – CCLL), que têm partilhado experiências entre si, a implementar estratégias de co-criação, de abordagens baseadas em Ecossistemas (AbE) e testadas tecnologias inovadoras para aumentar de forma equitativa e sustentável a resiliência das cidades costeiras às alterações climáticas.

O Município de Oeiras é uma das cidades líder (frontrunner) na preparação e aplicação de ações de co-monitorização, através de atividades de Ciência Cidadã e atividades participativas, utilizando Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Neste sentido, no âmbito do projeto, foram disponibilizados 11 sensores meteorológicos e hidrométricos selecionados em função dos riscos climáticos existentes para Oeiras.

A reunião técnica, realizada nas instalações dos Serviços Municipais da Proteção Civil, teve a orientação e parceria científica do Instituto Superior Técnico (IST) e da University College Dublin (UCD), e contou com a participação de representantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Área Metropolitana de Lisboa (AML), os agrupamentos de escolas de Miraflores e Carnaxide, departamentos do Município de Oeiras associados aos serviços de proteção civil, ambiente, educação, estudos e projetos, bem como bombeiros das Corporações dos Bombeiros Voluntários de Dafundo, Paço de Arcos, Oeiras, Carnaxide, Barcarena e Algés.

Numa sessão interativa, os participantes propuseram e discutiram, com apoio de ferramentas de SIG, potenciais locais para a instalação dos sensores, tendo por base os seus conhecimentos técnicos, permitindo a troca de experiências e a identificação de sinergias futuras.

Estes sensores, que serão instalados no nosso território, irão permitir densificar a rede de sensores já existente, envolver projetos escolares de análise dos dados e co-monitorização de parâmetros ambientais, bem como disponibilizar, de forma aberta, o acesso aos dados, no âmbito da política de dados abertos do Município de Oeiras.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes