15.4 C
Oeiras Municipality
Sex 19 Abril 2024
Inicio Entretenimento Musica Oeiras. UHF, Luís Portugal e João Afonso em concertos on-line para comemorar...

Oeiras. UHF, Luís Portugal e João Afonso em concertos on-line para comemorar o 25 de abril

A par do programa oficial de comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril de 1974, o Município de Oeiras vai assinalar a data com a realização de três concertos de música, que serão apresentados em live streaming, na página de Facebook do Município.

No dia 23 de abril às 20H30, terá lugar o concerto de “UHF canta José Afonso – As Canções do Andarilho”.

Os UHF trazem-nos uma interpretação muito própria das músicas de Zeca Afonso, um génio da melodia, mas respeitando a obra e o autor. Nas palavras do músico António Manuel Ribeiro, referindo-se aos UHF, “somos um grupo elétrico, trouxemos a batida e o grito, a densidade da guitarra à solta, mas também o som acústico, o bandolim, os coros”.

Os UHF constituem-se pelos músicos António Manuel Ribeiro (Voz e Guitarra), António Côrte-Real (Guitarra), Luis Simões “Cebola” (Baixo), Ivan Cristiano (Bateria) e trazem como músico convidado Nuno Oliveira (Piano, Órgão e Bandolim).

Este terá lugar no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide e será aberto ao público, de acordo com as regras definidas pela DGS e IGAC. A entrada é gratuita/livre e as senhas são distribuídas no local, entre as 17H00 e as 20H00 do dia do Concerto, limitadas à lotação.

O Concerto de Luís Portugal “De Adriano a Zeca” está marcado para o dia 24, às 21H30.

A voz de Luís Portugal (“Jafumega”) junta-se às guitarras de Pedro Pereira e aos Vibrafone e Percussões de Ricardo Coelho e, juntos, “cantam as palavras que os unem, numa viagem que viu ABRIL nascer, e que não deixa ABRIL morrer”.

No dia 25 de abril, às 21H30, será apresentado o concerto “Sangue Bom” de João Afonso.

Três autores, dois escritores e um músico/cantor, sem pátria definida. Uma pitanga de verde mar construída como uma narrativa de histórias e mistérios de Mia Couto e de José Eduardo Agualusa com a musicalidade de João Afonso. São canções de amizade, fraternidade, de amor e contos sobre o paradigma perdido da infância. São afirmações com melodia de uma identidade lusófona, sem raça, com estradas de terra, cacimbo e lagartos ao sol numa grande casa branca. Um domínio de afetos humanos musicais entre Portugal, Moçambique e Angola.

É um trabalho de sonoridades híbridas, mas únicas, que ficaram no subconsciente coletivo de pessoas que se cruzaram num espaço nosso e que existe entre os três povos tal como entre os autores. Há como a invenção de um novo território, onírico, traduzida nas diversas colaborações entre autores e músicos, com a riqueza dos arranjos de Vítor Milhanas a realçar esta sonoridade lusófona. A voz de João Afonso, também ele fruto da história, pois é um músico luso/moçambicano, numa combinação perfeita com dois amigos, dois escritores, poetas consagrados e de grande qualidade: José Eduardo Agualusa, de Angola, e Mia Couto, de Moçambique.

Este concerto será realizado pelos músicos João Afonso (Voz e Guitarra), Miguel Fevereiro (Guitarras e Vozes), António Pinto (Guitarra baixo, Guitarra e Vozes) e João Ferreira (Percussões).

Consulte a Programação institucional

25 Abril - CULTURAL - cartaz.jpg

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

19 parques caninos do Concelho de Oeiras limpos diariamente

Os 19 parques caninos localizados por todo o concelho de Oeiras são mantidos e limpos diariamente. Após alerta de existência de matérias perigosas para os...

Caminhada Comemorativa do 25 de abril pelos caminhos e trilhos de Barcarena

A Junta de Freguesia de Barcarena organiza no próximo dia 𝟮𝟰 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, mais uma edição da 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, uma...

‘Festa Jovem da Linha 2024’ no Complexo Desportivo Carlos Queiroz

É já no dia 21 de abril que o Complexo Desportivo Carlos Queiroz vai receber a ‘Festa Jovem da Linha 2024’. Este é um evento...

Este domingo há ‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’

‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’ regressa à Fábrica da Pólvora no próximo dia 21 de abril! A iniciativa, organizada pela Academia de Xadrez de Portugal,...

Comentários Recentes