15.1 C
Oeiras Municipality
Qui 14 Novembro 2024
Inicio Ciência NEI Oeiras 24. Oeiras Marina será palco da Noite Europeia dos Investigadores

NEI Oeiras 24. Oeiras Marina será palco da Noite Europeia dos Investigadores

Depois do sucesso da primeira edição, em 2021, a Noite Europeia dos Investigadores regressa a Oeiras, numa noite inteiramente dedicada à ciência. A Marina de Oeiras volta a ser o ponto de encontro de investigadores e novos públicos.

A nova edição da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras vai ter lugar no dia 27 de setembro, entre as 16h e as 22h. Promovida pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, trata-se de uma oportunidade única para a aproximação da ciência aos cidadãos. A entrada é gratuita.

Ao longo do dia, o público encontrará um espaço dinâmico no qual poderá ter contacto próximo com cientistas. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e de experimentar a ciência desenvolvida em mais de 40 instituições científicas e projetos do município e arredores.

O programa da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras – com propostas para todos os gostos, idades e curiosidades – inclui demonstrações, jogos, workshops, conversas, exposições, momentos musicais, visitas guiadas para audiências menos representadas e muitas outras atividades.

O público poderá entrar em cena para resolver desafios científicos e participar em várias atividades, como passeios de barco e um ‘escape room’ de preparação pandémica. Pelo meio poderá ainda conversar com investigadores no espaço de conversa, no ‘European Corner’, ou até num bar. No espaço infantil haverá atividades e experiências para os mais novos.

A Noite será ainda animada com comédia stand-up e atuações das batucadeiras ‘Voz di Cultura’ e dançarinas ‘AFRICAN GOLD’ do Bairro dos Navegadores. O grupo de Folclore das Terras da Nóbrega também se juntará à diversão, no âmbito da nova campanha ‘Cientista do Bairro’. Pela Marina de Oeiras, o público poderá ainda apreciar o novo mural participativo de arte urbana, uma parceria EU-EMBRACES, Bauhaus of the Seas Sails e Programa Ciência + Cidadã, e a exposição ‘Pelo Olhar da Ciência’, no âmbito da parceria entre este último programa e a Associação CAIS.

Durante a Noite terão lugar também vários workshops de observação de crustáceos e bivalves, conservação de corais, sonificação com micro:bit, literacia financeira e experiências de engenharia e tecnologia.

O tema da edição de 2024 é a inclusão, com destaque para as vozes de audiências menos representadas e o papel da sociedade civil e das escolas na promoção da investigação científica. A Noite Europeia dos Investigadores, em Oeiras, faz parte de um projeto nacional que irá atuar em diversas cidades, coordenado pelo ITQB NOVA em colaboração com o i3S e a Ciência Viva.

A Noite Europeia dos Investigadores decorre desde 2005 por toda a Europa na última sexta-feira de setembro, em mais de 300 cidades. É uma iniciativa das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiada pela Comissão Europeia para desmistificar a investigação e o trabalho dos cientistas, aproximando assim a ciência do grande público. Em Portugal, o ITQB NOVA juntou-se ao i3S e à Agência Ciência Viva para levar a Noite a 9 locais por todo o país, com o projeto EU-EMBRACES – ‘Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools’. A edição Oeiras conta com a colaboração do Município de Oeiras e com o apoio da Oeiras Viva e da Oeiras Marina.

Não perca a noite mais iluminada do ano!

Mais informações em Noite Europeia dos Investigadores 2024

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras. Candidaturas para o Programa de Intervenção em Edifícios de Habitação (PIH)

Estão a decorrer as candidaturas para o Programa de Intervenção em Edifícios de Habitação (PIH), que faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência...

OCDE em Lisboa para debater gestão dos incêndios rurais e adaptação climática em Portugal

Encontra-se em Portugal e até dia 15 de novembro, uma delegação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para liderar reuniões bilaterais...

Diabetes e Doenças Hepáticas: uma relação bidirecional e complexa

Artigo de Opinião de Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) A diabetes mellitus afeta 422 milhões de pessoas em...

Dia Mundial da Diabetes celebrado a 14 de novembro

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado a 14 de novembro, marca o lançamento da campanha 'Diabetes: Saiba o seu risco, saiba o que fazer',...

Comentários Recentes