8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Economia Orçamento municipal de Lisboa para 2023 é hoje apresentado

Orçamento municipal de Lisboa para 2023 é hoje apresentado

O orçamento municipal de Lisboa para 2023 é hoje apresentado pela liderança PSD/CDS-PP. A proposta vai ser apresentada pelo vice-presidente da câmara e responsável pelo pelouro das Finanças, Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), pelas 11:00, nos Paços do Concelho, prevendo a liderança na câmara que este segundo orçamento do mandato 2021-2025 concretize algumas das promessas eleitorais assumidas pela coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança).

Entre as medidas do orçamento municipal de Lisboa para 2023, estão a isenção de Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) a jovens até 35 anos para aquisição de habitação própria, no valor máximo de 250 mil euros, e a devolução de 3,5% de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aos munícipes, voltando a aumentar 0,5% como fez este ano que passou de 2,5% para 3%.

A proposta de orçamento para 2023 inclui também verbas para a implementação do plano de saúde “Lisboa 65+”, que deverá entrar em vigor a partir de 01 de janeiro, assim como para a Fábrica de Unicórnios, que foi lançada no final de outubro, com um montante total disponível, entre financiamento público e privado, de 8 milhões de euros.

Na área da segurança, o próximo orçamento municipal deverá avançar com a instalação de câmaras de videovigilância no Cais do Sodré, seguindo-se as zonas da Praça dos Restauradores, da Ribeira das Naus e do Campo das Cebolas, estando também previsto o reforço de 50 elementos na Polícia Municipal, com o objetivo de ter “mais 150 até ao final do mandato”, de acordo com a informação municipal.

Na Cultura, propõe um aumento de 22% das verbas em relação a este ano para investir nas bibliotecas de António Lobo Antunes e de Alberto Mangel, assim como para concretizar a promessa de ter “um teatro em cada bairro”, com um equipamento cultural em cada uma das 24 freguesias lisboetas.

A governar sem maioria absoluta (com sete eleitos da coligação “Novos Tempos” entre os 17 elementos que compõe o executivo camarário), o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), conseguiu a viabilização do seu primeiro orçamento municipal graças à abstenção dos cinco vereadores do PS, tendo recebido os votos contra da restante oposição, nomeadamente dois do PCP, um do BE, um do Livre e um da vereadora independente do Cidadãos por Lisboa (eleita pela coligação PS/Livre).

O orçamento municipal para 2022 prevê uma despesa de 1,16 mil milhões de euros, ligeiramente superior à do ano anterior (1,15 mil milhões), destacando-se a medida da gratuitidade dos transportes públicos para residentes em Lisboa menores de 23 anos e maiores de 65, com uma verba anual de até 14,9 milhões de euros.

Das medidas inscritas no orçamento para este ano, ficaram por concretizar o desconto de 50% no estacionamento da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) para residentes em toda a cidade e o programa Recuperar+, com 13 milhões de euros para apoio às empresas, a fundo perdido, com o objetivo de relançar a economia, medida que se prevê que seja implementada em 2023, no âmbito do combate à inflação.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes