Até ao dia 18 de dezembro decorre uma participação pública ao Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PAPERSU).
A participação é anónima e poderá ser feita através do preenchimento de um formulário disponível no portal institucional do Município de Oeiras.
O contributo dos cidadãos é fundamental para o sucesso da estratégia e das medidas/ações a implementar com o desafio de alterar hábitos da população.
No Município de Oeiras, em 2021, os biorresíduos (restos de alimentos) representaram cerca de 53% dos resíduos indiferenciados.
Em Portugal, no ano de 2021, 56% dos resíduos foram depositados em aterro, e a meta da reciclagem atingiu apenas 32%, percebemos que ainda há um longo caminho a percorrer, e que o papel ativo dos cidadãos é indispensável para esta mudança de paradigma.
A publicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2023, de 24 de março, determinou que os Sistemas Municipais de Gestão de Resíduos devem apresentar os PAPERSU 2030, que traduzam as estratégias definidas e as medidas a adotar para cumprimento das ambiciosas metas ambientais europeias até 2035.
Estas metas ambientais definem que, até 2035, a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos, e que as metas da reciclagem definidas implicam atingir 60% até 2030, e 65% até 2035, face ao total de resíduos urbanos existentes.
O Município de Oeiras conta com a sua participação.
Clique aqui para aceder ao formulário.