14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Sociedade Participação pública ao Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico...

Participação pública ao Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030

Até ao dia 18 de dezembro decorre uma participação pública ao Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PAPERSU).

A participação é anónima e poderá ser feita através do preenchimento de um formulário disponível no portal institucional do Município de Oeiras.

O contributo dos cidadãos é fundamental para o sucesso da estratégia e das medidas/ações a implementar com o desafio de alterar hábitos da população.

No Município de Oeiras, em 2021, os biorresíduos (restos de alimentos) representaram cerca de 53% dos resíduos indiferenciados.

Em Portugal, no ano de 2021, 56% dos resíduos foram depositados em aterro, e a meta da reciclagem atingiu apenas 32%, percebemos que ainda há um longo caminho a percorrer, e que o papel ativo dos cidadãos é indispensável para esta mudança de paradigma.

A publicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2023, de 24 de março, determinou que os Sistemas Municipais de Gestão de Resíduos devem apresentar os PAPERSU 2030, que traduzam as estratégias definidas e as medidas a adotar para cumprimento das ambiciosas metas ambientais europeias até 2035.

Estas metas ambientais definem que, até 2035, a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos, e que as metas da reciclagem definidas implicam atingir 60% até 2030, e 65% até 2035, face ao total de resíduos urbanos existentes.

O Município de Oeiras conta com a sua participação.

Clique aqui para aceder ao formulário.

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes