15 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Abril 2021
Inicio Ciência Pedro Matias eleito para a Direção do TIC Council

Pedro Matias eleito para a Direção do TIC Council

O português Pedro Matias acaba de ser eleito para a Direção do TIC Council e passará a ser membro do “Board of Directors” desta Confederação Internacional.

Pedro Matias, foi Vice-Presidente do IAPMEI, Administrador da APCER – Associação Portuguesa de Certificação e foi Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board. Atualmente é Presidente do ISQ e a partir desta semana também membro do Board of Directors do TIC Council.

O TIC Council é uma organização internacional que reúne as principais empresas e entidades europeias e mundiais na área da certificação e inspeção e que, no seu conjunto, têm atividades em mais de 100 países, empregam mais de 150.000 pessoas e representam um volume de negócios de mais de 200.000 Milhões de Euros.

Recorde-se que o mercado mundial de organismos de certificação e inspeção é um mercado gigante onde grandes empresas como a SGS, Bureau Veritas, Intertek, Dekra, TUV, Eurofins, Applus, ISQ e outras disputam um mercado mundial de serviços estimado em mais de 200.000 Milhões de Euros.

O TIC Council é assim a Confederação que agrega grande parte destas entidades e faz a ligação com os serviços das Instituições Europeias e da Comissão Europeia, Associações Empresariais, Associações de Consumidores e Entidades de Standars e Acreditação, assim como todos os players internacionais do sector.

O TIC Council, refere Pedro Matias, “resultou da fusão das duas maiores Associações internacionais do Sector de “Testes, Inspeções e Certificação” de empresas criando um gigante mundial neste sector. Até há pouco tempo existiam duas entidades, a CEOC – International Confederation of Inspection and Certification Organisations e a IFIA – International Federation of Inspection Agencies”. Com a fusão e criação do TIC Council é criada uma das maiores Associações internacionais e Portugal será um dos membros do novo Board of Directors.

Em Portugal um dos principais atores deste sector é o ISQ, do qual Pedro Matias é Presidente desde 2017. Segundo Pedro Matias “é preciso, cada vez mais, colocar portugueses em lugares chave a nível internacional e onde as decisões de hoje têm um enorme impacto na industria e na economia de amanhã”. Com a “digitalização da economia e a transição energética e a aposta cada vez maior no desenvolvimento sustentável grande parte dos standards e das normas internacionais vão ser alteradas. É uma revolução o que ai vem”.

O Grupo ISQ tem mais de 1400 colaboradores em todo o Mundo (800 dos quais em Portugal), está presente em cerca de 14 países, possui 16 Laboratórios Acreditados e presta mais de 250 serviços especializados a mais de 1200 parceiros e clientes.

O Grupo ISQ é a maior infra-estrutura tecnológica privada em Portugal e já participou em mais de 500 projectos internacionais de Investigação e Desenvolvimento.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

IST. Técnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes

O BIOCO2 é um projeto internacional no âmbito de tecnologias CCS –CCU para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes. O objetivo é...

PHC CS: a evolução digital no caminho para a competitividade da sua empresa

O PHC CS é um software que permite evoluir digitalmente as empresas, assegurando uma gestão competitiva e que, ao mesmo tempo, proporciona os melhores...

Militantes do PS Oeiras aprovam mais dois candidatos a Freguesias do Município

Estão escolhidos os cabeça de lista do PS Oeiras para a freguesia de Porto Salvo e União de Freguesias de Oeiras, São Julião da...

Federação Portuguesa de Futebol colabora no combate ao racismo

A Federação Portuguesa de Futebol contribuiu para a construção do Plano de Combate ao Racismo e à Discriminação, que foi apresentado na passada sexta-feira...

Comentários Recentes