13.6 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Dezembro 2021
Inicio Ciência Pedro Matias eleito para a Direção do TIC Council

Pedro Matias eleito para a Direção do TIC Council

O português Pedro Matias acaba de ser eleito para a Direção do TIC Council e passará a ser membro do “Board of Directors” desta Confederação Internacional.

Pedro Matias, foi Vice-Presidente do IAPMEI, Administrador da APCER – Associação Portuguesa de Certificação e foi Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board. Atualmente é Presidente do ISQ e a partir desta semana também membro do Board of Directors do TIC Council.

O TIC Council é uma organização internacional que reúne as principais empresas e entidades europeias e mundiais na área da certificação e inspeção e que, no seu conjunto, têm atividades em mais de 100 países, empregam mais de 150.000 pessoas e representam um volume de negócios de mais de 200.000 Milhões de Euros.

Recorde-se que o mercado mundial de organismos de certificação e inspeção é um mercado gigante onde grandes empresas como a SGS, Bureau Veritas, Intertek, Dekra, TUV, Eurofins, Applus, ISQ e outras disputam um mercado mundial de serviços estimado em mais de 200.000 Milhões de Euros.

O TIC Council é assim a Confederação que agrega grande parte destas entidades e faz a ligação com os serviços das Instituições Europeias e da Comissão Europeia, Associações Empresariais, Associações de Consumidores e Entidades de Standars e Acreditação, assim como todos os players internacionais do sector.

O TIC Council, refere Pedro Matias, “resultou da fusão das duas maiores Associações internacionais do Sector de “Testes, Inspeções e Certificação” de empresas criando um gigante mundial neste sector. Até há pouco tempo existiam duas entidades, a CEOC – International Confederation of Inspection and Certification Organisations e a IFIA – International Federation of Inspection Agencies”. Com a fusão e criação do TIC Council é criada uma das maiores Associações internacionais e Portugal será um dos membros do novo Board of Directors.

Em Portugal um dos principais atores deste sector é o ISQ, do qual Pedro Matias é Presidente desde 2017. Segundo Pedro Matias “é preciso, cada vez mais, colocar portugueses em lugares chave a nível internacional e onde as decisões de hoje têm um enorme impacto na industria e na economia de amanhã”. Com a “digitalização da economia e a transição energética e a aposta cada vez maior no desenvolvimento sustentável grande parte dos standards e das normas internacionais vão ser alteradas. É uma revolução o que ai vem”.

O Grupo ISQ tem mais de 1400 colaboradores em todo o Mundo (800 dos quais em Portugal), está presente em cerca de 14 países, possui 16 Laboratórios Acreditados e presta mais de 250 serviços especializados a mais de 1200 parceiros e clientes.

O Grupo ISQ é a maior infra-estrutura tecnológica privada em Portugal e já participou em mais de 500 projectos internacionais de Investigação e Desenvolvimento.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Intervalo Grupo de Teatro apresenta espetáculo infantil ‘A Revolta dos Brinquedos’

O Intervalo Grupo de Teatro apresenta o espetáculo infantil 'A Revolta dos Brinquedos' em cena todos os sábados e domingos, às 16h, até fevereiro...

Rubrica semanal da Antena 2 ‘Contraconto’ acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço

A rubrica semanal da Antena 2 'Contraconto' passa ao formato espetáculo, que será acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço para duas apresentações a...

‘Os Grandes Mestres do Séc. XX’ em Oeiras no âmbito do Programa de Clássicos em Oeiras

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai ser palco de mais um concerto  de música clássica. Dois grandes mestres da orquestração, cuja mestria...

Concurso ‘Bairro da Música’ procura jovens músicos de Oeiras

O concurso 'Bairro da Música' é um desafio à criação de uma música, individualmente ou em grupo, cujo prémio para o vencedor do concurso...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz