14.5 C
Oeiras Municipality
Qui 28 Março 2024
Inicio Mundo Pela primeira vez em mais de duas décadas aumentaram casos de tuberculose...

Pela primeira vez em mais de duas décadas aumentaram casos de tuberculose na Europa

Pela primeira vez em mais de duas décadas, aumentaram o número de casos de tuberculose na Europa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose causou cerca 21 mil mortes na região europeia em 2020.

“Em 2020, foram estimadas 21 mil mortes por tuberculose na região europeia da OMS, o equivalente a 2.3 mortes por 100 mil pessoas, com cerca de 3.800 destas mortes a ocorrerem na UE/EEE” (União Europeia e Espaço Económico Europeu), avança o relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e da OMS.

Segundo o documento, nos países da UE e do EEE a taxa de óbitos por tuberculose, a segunda doença infecciosa mais mortífera, a seguir à covid-19, foi de 0.8 mortes por 100 mil pessoas.

O ECDC admite que o número de mortes por tuberculose aumentou devido ao atraso ou à falta de diagnóstico, o que comprometeu o objetivo de reduzir em 35% o número de mortes em 2020 previsto na estratégia de combate à doença.

De acordo com o relatório, as estirpes da tuberculose resistentes aos medicamentos “continuam a ser uma grande preocupação” e é “fundamental” um investimento urgente, especialmente no contexto da pandemia da covid-19.

“Infelizmente, a luta contra a tuberculose tornou-se ainda mais difícil nos últimos dois anos. Devido à pandemia em curso, assistimos a uma forte diminuição das tendências de notificação, que é, pelo menos em parte, causada por uma diminuição dos dados”, salientou a diretora do ECDC, Andrea Ammon.

De acordo com Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa, as mortes por tuberculose subiram pela primeira vez em duas décadas entre 2019 e 2020, com a “covid-19 a interromper os serviços, deixando as pessoas não diagnosticadas e sem tratamento”.

No ano em que a pandemia chegou a Portugal foram notificados 1.465 casos de tuberculose, menos 383 do que em 2019, segundo um relatório nacional divulgado este mês e que aponta para um diagnóstico cada vez mais tardio.

Segundo o Relatório da Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal 2020, a taxa de notificação fixou-se em 14,2 casos/100 mil habitantes em Portugal e as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Norte continuam a ser as de maior incidência

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Manuel Duque conquista lugar no pódio do Campeonato Nacional de Fundo 2024

Decorreu, no passado fim-de-semana de 23 e 24 de março, novamente em Mirandela, a prova rainha do calendário nacional da Canoagem – o Campeonato...

Atletas NucleOeirenses em destaque na “Jornada Especial de Atletismo da Associação de Atletismo de Lisboa”

No passado sábado, 23 de março de 2024, realizou-se na Pista de Atletismo Prof Moniz Pereira no Alto do Lumiar, Lisboa uma "Jornada...

Sessão de encerramento da 1ª Edição do projeto de Ciência Cidadã Micromundo@Oeiras

A sessão final da 1ª Edição do Micromundo@Oeiras no ITQB NOVA realizou-se na manhã de 15 de março. O evento tinha por missão a...

Sorteio de Passeios Turismo Sénior 2024

O Sorteio dos Passeios do Turismo Sénior 2024 decorreu nesta segunda-feira, dia 25 de março, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal. Mais de 800...

Comentários Recentes