13.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Fevereiro 2023
Inicio Entretenimento Cultura 'Pombal e a expulsão dos Jesuítas: Motivos e impactos'' no Ciclo 'Iluminar'

‘Pombal e a expulsão dos Jesuítas: Motivos e impactos” no Ciclo ‘Iluminar’

O Município de Oeiras em parceria com a Associação Cultural de Oeiras – Espaço e Memória, realiza o Ciclo Iluminar, até Abril de 2020. Com um programa de dez palestras e com coordenação do Professor Doutor Pedro Calafate, este ciclo traz a debate e reflexão, o pensamento político-filosófico que moldou a ação impulsionadora de Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal no tempo das Luzes.

A próxima sessão terá lugar já no próximo dia 12 de março, pelas 21h30, abordando o tema ”Pombal e a expulsão dos Jesuítas: Motivos e impactos”, por José Eduardo Franco.

‘No Portugal do século XVIII Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, ousou pensar, desenhar e implementar reformas para a modernização dum País atrasado e dominado pelos valores duma nobreza sectária e dum clero dogmático e preconceituoso. As viagens que realizou pela Europa ao assumir missões diplomáticas em Londres e em Viena de Áustria, os contactos com políticos, intelectuais e comerciantes europeus, bem como os livros a que teve acesso, deram-lhe suporte para “se servir do seu próprio entendimento”.

Em Oeiras fizeram-se sentir os ventos de mudança quer na sua modelar Quinta de Recreio, herança dum morgadio com um modesto solar rural, implantado no pacato lugar de Oeiras, cujo projeto de remodelação foi coerentemente desenvolvido com base nos princípios da razão e da ciência, quer no planeamento urbanístico de Oeiras, desde 1759 vila e sede de concelho, cujo plano se pautou por princípios racionais de utilidade prática e simbólica.

O pombalismo esteve estreitamente ligado a um conjunto de ideias e princípios que corporizaram um sistema ideológico usado ao limite pelo regime, como justificação para as muitas medidas e reformas empreendidas. Amado por uns e odiado por outros, ainda hoje Pombal e o pombalismo são motivo de controvérsia.

Eis o propósito do ciclo Iluminar, um programa de dez palestras organizado pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação Cultural de Oeiras – Espaço e Memória, com coordenação do Professor Doutor Pedro Calafate, que traz a debate e reflexão o pensamento político-filosófico que moldou a ação impulsionadora deste homem no tempo das Luzes.

Texto – Alexandra Fernandes | maria.fernandes@cm-oeiras.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro nas comemorações do Dia Mundial do Cancro

O Município de Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nas comemorações do Dia Mundial do Cancro. Celebrado no dia 4 de fevereiro,...

Hipismo: Cardiga Equestrian Circuit vai na 4ª edição e abre este domingo

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2023, com o 1º OPEN do  Cardiga Equestrian Circuit,  que se realizará no domingo,...

Clássicos em Oeiras traz Concerto ”Jovens Talentos”

‘Jovens Talentos’ é o próximo concerto a realizar-se no âmbito do programa ‘Clássicos em Oeiras’, no próximo dia 4 de fevereiro, no Auditório Municipal...

Espetáculo infantil ‘Confetes Contados’ na Biblioteca Municipal de Algés

A Biblioteca Municipal de Algés vai receber o espetáculo infantil ‘Confetes Contados’, no dia 4 de fevereiro, pelas 15h30. Este espetáculo, desenvolvido pela Baileia Arte...

Comentários Recentes