20.4 C
Oeiras Municipality
Ter 26 Setembro 2023
Inicio Uncategorized Portugal está situação de calamidade. Já conhece as novas medidas?

Portugal está situação de calamidade. Já conhece as novas medidas?

Portugal está desde esta quarta-feira em situação de calamidade, dado o agravamento da pandemia, que obrigou o Governo a impor medidas mais apertadas, estando de volta a testagem obrigatória em vários setores, alargamento do certificado digital a diversas atividades, uso de máscara em espaços fechados e o teletrabalho passa a ser recomendado a todas as empresas.

Desde 1 de dezembro, passou a ser obrigatório a apresentação de um teste negativo à Covid (PCR ou teste rápido de antigénio) ou, em alternativa, apresentação do certificado de recuperação para:
– entrar em bares e discotecas;
– visitas a lares, visitas aos doentes internados em qualquer instituição de saúde,
– entrada em todos os grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados, sejam estes de natureza cultural ou desportiva.

A apresentação de um teste negativo à Covid, ou, em alternativa certificado de recuperação passa também a ser necessária para voos com destino a Portugal “independentemente da nacionalidade” do passageiro, bem como do estado vacinal, bem como para as fronteiras terrestres e marítimas.

Assim, haverá controlo nas fronteiras e multas para quem não cumprir, sendo que para as companhias aéreas as coimas podem ascender aos 20 mil euros por passageiro ou entre os 300 a 800 euros para quem não apresentar um comprovativo de teste ou recuse fazer um dos testes referidos no caso das fronteiras terrestres.

Quanto à validade dos testes, esta segue as mesmas regras que o certificado, isto é, 72h no caso de um teste PCR e 48h para o teste rápido de antigénio.

O certificado digital Covid (numa das três modalidades: vacinação, testagem ou recuperação) vai ser obrigatório para:
– restaurantes;
– estabelecimentos turísticos e alojamento local;
– ginásios,
– casinos;
– eventos com lugares marcados “independentemente do dia da semana e do horário”.

O uso de máscara volta a ser obrigatório em todos os espaços interiores, com exceção de “indicação em contrário da Direção Geral da Saúde”, e o teletrabalho passa a ser recomendado para todas as empresas, “sempre que as funções em causa o permitam”.

Entre 2 e 9 de janeiro, o teletrabalho será obrigatório, sempre que as funções o permitam, as discotecas terão de fechar e o calendário escolar começa apenas a 10 de janeiro.

A resolução do Conselho de Ministros, que declara a situação de calamidade no âmbito da pandemia, esclarece ainda que todo o território continental permanecerá nesse nível de intervenção durante quatro meses, até às 23h59 horas de 20 de março de 2022, a menos que estas medidas sejam levantadas.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Substituição do pavimento Avenida dos Combatentes da Grande Guerra

Atendendo ao pedido de vários moradores da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés, devido ao ruído provocado pela passagem de automóveis sobre...

Inauguração da Ciclovia da Estrada da Medrosa

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou este domingo, 24 de setembro, a Ciclovia da Estrada da Medrosa que liga a...

Apresentação novos elétricos da Carris

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve presente na apresentação dos novos elétricos articulados da Carris. A cerimónia, que decorreu na Estação...

‘Ladrão de Casaca’ é o filme da próxima sessão de Masterclass da História do Cinema – Redescobrir Alfred Hitchcock

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ será o tema das MasterClasses Cinema de 2023, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Durante o ano de 2023, as...

Comentários Recentes