13.6 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Dezembro 2021
Inicio Portugal Portugal. Vão ser necessárias mais 55 mil camas em residências seniores até...

Portugal. Vão ser necessárias mais 55 mil camas em residências seniores até 2050

Atualmente, Portugal tem cerca de 2,3 milhões de idosos, contudo, a tendência é que este número aumente para 3,3 milhões de idosos em 2050. Por esse motivo, Portugal vai necessitar de mais 55 mil camas em residências seniores, segundo um estudo da consultora CBRE divulgado esta terça-feira.

Segundo adianta o ECO, o número de novas camas que a CBRE estima serem necessárias para dar resposta ao crescimento da população sénior é cerca de metade da oferta que existe atualmente.

Aquele estudo estima que em 2050, cerca de 1,4 milhões de pessoas residentes em Portugal terão mais de 80 anos, altura em que o índice de dependência (número de pessoas idosas por cada pessoa em idade ativa) deverá ascender a 67%, contra os atuais 35%.

Atualmente, existem 2.512 estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), reguladas pela Segurança Social, com um total de 100.500 camas a que se somam 390 unidades reguladas pelo Serviço Nacional de Saúde com 10 mil camas. Daquele total de camas em ERPI, apenas cerca de um quarto (23.200) são privadas.

Portugal é atualmente o terceiro país da Europa com maior peso da população idosa e, segundo a CBRE, o potencial de crescimento da procura por residências seniores é elevado.

A CBRE acredita que, tendo em conta a quase duplicação do índice de dependência e o facto de o ”elevado preço das residências seniores” ser um dos entraves ao crescimento da oferta, “a população está mais consciente e começa a criar complementos à reforma”.

Segundo o estudo, o preço base médio numa residência privada com uma gestão profissionalizada é de aproximadamente 1.200 euros, “valor que representa um custo muito elevado face ao valor médio das pensões de reforma, que é de 5.811 euros/ano, ou seja, 484,25 euros/mês, em Portugal”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Intervalo Grupo de Teatro apresenta espetáculo infantil ‘A Revolta dos Brinquedos’

O Intervalo Grupo de Teatro apresenta o espetáculo infantil 'A Revolta dos Brinquedos' em cena todos os sábados e domingos, às 16h, até fevereiro...

Rubrica semanal da Antena 2 ‘Contraconto’ acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço

A rubrica semanal da Antena 2 'Contraconto' passa ao formato espetáculo, que será acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço para duas apresentações a...

‘Os Grandes Mestres do Séc. XX’ em Oeiras no âmbito do Programa de Clássicos em Oeiras

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai ser palco de mais um concerto  de música clássica. Dois grandes mestres da orquestração, cuja mestria...

Concurso ‘Bairro da Música’ procura jovens músicos de Oeiras

O concurso 'Bairro da Música' é um desafio à criação de uma música, individualmente ou em grupo, cujo prémio para o vencedor do concurso...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz