19.7 C
Oeiras Municipality
Sáb 26 Setembro 2020
Inicio Portugal Pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os dias 14 a...

Pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os dias 14 a 17 de setembro

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) anunciou um pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os dias 14 a 17 de setembro. O objetivo é que sejam garantidas, até ao arranque do novo ano letivo, as condições de segurança que minimizem riscos de contágio de covid-19.

 

Citado pelo Executive Digest, o coordenador nacional do STOP, André Pestana, revelou que esta medida pretende garantir a segurança de alunos, professores e funcionários que vão regressar às escolas.

 

Foram já emitidas várias orientações por parte do Ministério da Educação (ME) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o funcionamento dos estabelecimentos de ensino, desde regras de segurança e higiene, até ao distanciamento e etiqueta respiratória.

 

Para além da garantia de segurança, esta greve pretende assinalar ainda a falta de assistentes operacionais, o desconhecimento dos direitos dos trabalhadores dos grupos de risco e algumas das orientações emitidas para as escolas.

 

André Pestana considera que não existem condições para o início das aulas, mas espera que nos próximos dez dias a situação se altere e que as greves não avancem.

A menos de duas semanas do início das aulas, os professores e funcionários que pertencem aos grupos de risco de covid-19 “continuam sem saber quais serão os seus direitos”, alertou o coordenador do STOP.

 

O STOP questiona algumas das orientações que têm sido emitidas pelo Ministério da Educação e pela Direção Geral da Saúde (DGS) – tais como o distanciamento de pelo menos um metro dentro das escolas, mas de dois metros em todos os outros espaços.

Por isso, entre os dias 5 e 10 de setembro, o STOP vai fazer uma sondagem junto das escolas para perceber se há condições para haver aulas e depois será tomada uma posição.

A entrega dos pré-avisos de greve são uma “forma de pressionar o Ministério a tomar medidas”, admitiu.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Alegro Alfragide volta a ter serviço My Style

A Consultoria de Imagem está de volta aos centros comerciais Alegro Alfragide e Alegro Setúbal, com o regresso do serviço My Style, a cargo...

Aerlis promove curso ”Marketing Digital”

A Aerlis vai promover de 29 de setembro a 22 de outubro, às terças e quintas-feiras das 19h00 às 22h00 o curso ''Marketing Digital'' Objetivos: ...

Palácio dos Aciprestes recebe peça ”A Volta ao mundo em 80 dias”

Dia 27 de Setembro, às 11h00, a Byfurcação Teatro apresenta ''A Volta ao mundo em 80 dias'', no jardim do Palácio dos Aciprestes em...

Oeiras anuncia atualização dos limites de horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº 70-A/2020, de 11 de Setembro, mantém-se a competência do Presidente de Câmara...

Comentários Recentes