10.5 C
Oeiras Municipality
Ter 24 Novembro 2020
Inicio Portugal Pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os dias 14 a...

Pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os dias 14 a 17 de setembro

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) anunciou um pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os dias 14 a 17 de setembro. O objetivo é que sejam garantidas, até ao arranque do novo ano letivo, as condições de segurança que minimizem riscos de contágio de covid-19.

 

Citado pelo Executive Digest, o coordenador nacional do STOP, André Pestana, revelou que esta medida pretende garantir a segurança de alunos, professores e funcionários que vão regressar às escolas.

 

Foram já emitidas várias orientações por parte do Ministério da Educação (ME) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o funcionamento dos estabelecimentos de ensino, desde regras de segurança e higiene, até ao distanciamento e etiqueta respiratória.

 

Para além da garantia de segurança, esta greve pretende assinalar ainda a falta de assistentes operacionais, o desconhecimento dos direitos dos trabalhadores dos grupos de risco e algumas das orientações emitidas para as escolas.

 

André Pestana considera que não existem condições para o início das aulas, mas espera que nos próximos dez dias a situação se altere e que as greves não avancem.

A menos de duas semanas do início das aulas, os professores e funcionários que pertencem aos grupos de risco de covid-19 “continuam sem saber quais serão os seus direitos”, alertou o coordenador do STOP.

 

O STOP questiona algumas das orientações que têm sido emitidas pelo Ministério da Educação e pela Direção Geral da Saúde (DGS) – tais como o distanciamento de pelo menos um metro dentro das escolas, mas de dois metros em todos os outros espaços.

Por isso, entre os dias 5 e 10 de setembro, o STOP vai fazer uma sondagem junto das escolas para perceber se há condições para haver aulas e depois será tomada uma posição.

A entrega dos pré-avisos de greve são uma “forma de pressionar o Ministério a tomar medidas”, admitiu.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Fenprof confirma 937 escolas em Portugal com casos de Covid-19

A Fenprof – Federação Nacional dos Professores enumerou no seu mais recente mapa as escolas com casos de Covid-19. No total são 937 estabelecimentos...

Câmara Municipal de Oeiras aprova apoio financeiro para aquisição de viaturas aos Bombeiros Voluntários

O Município de Oeiras decidiu, em reunião de câmara do passado dia 18 de novembro, atribuir uma comparticipação financeira no valor de quase 2...

Jardim Municipal de Oeiras encerra em período noturno

Devido aos recorrentes atos de vandalismo e total desrespeito pelo património no Jardim Municipal de Oeiras, este espaço passou a encerrar em período noturno...

Oeiras abdica de 10 milhões de euros em prol das famílias e reduz taxa do IMI para o mínimo aplicável

O Município de Oeiras aprovou a proposta apresentada pelo Presidente, Isaltino Morais, para redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os...

Comentários Recentes