16.5 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Abril 2024
Inicio Ciência Programa ''Oeiras Mar'' apresentado em encontro anual sobre o oceano

Programa ”Oeiras Mar” apresentado em encontro anual sobre o oceano

O Município de Oeiras vai juntar-se ao Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar – na World Ocean Summit, um evento organizado pelo Economist Impact, para apresentar, no dia 13 de março, o seu Programa Oeiras Mar 2030, uma estratégia municipal que visa acelerar dinâmicas e posicionar o território como um polo relevante de inovação na área da Economia Azul.

O evento deste dia, centrado na estratégia desenvolvida por Oeiras para a Economia do Mar, integra a sessão Hosted By Session – OEIRAS BLUETECH VALLEY – IGNITION SESSION incluída na décima primeira edição da World Ocean Summit & Expo, que irá decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, e que tem como objetivo promover a discussão sobre as ações a desenvolver para uma economia sustentável dos oceanos.

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, Peter Thomson, iniciará a sessão, que também incluirá uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Presidente da Direção do Fórum Oceano, António Nogueira Leite.

Esta será uma oportunidade para o Município de Oeiras que, sendo anfitrião neste dia, poderá mostrar o trabalho desenvolvido a parceiros estratégicos do território e criar oportunidades de investimento que se enquadrem nos eixos de orientação estratégica incluídos no Programa Oeiras Mar.

O Município afirmou o propósito de, com o Fórum Oceano, estabelecer formas de trabalho conjuntas que impulsionem a criação de um cluster empresarial do Mar em Oeiras, o Bluetech Valley, designadamente na angariação de parcerias e investidores (nacionais e internacionais) para a infraestrutura de inovação a criar.

O World Ocean Summit & Expo contará com mais de 200 oradores especializados e reunirá a mais vasta secção da comunidade dos oceanos, desde o mundo empresarial e financeiro ao governo, aos decisores políticos nacionais e internacionais, à sociedade civil e ao mundo académico.

A cimeira apresenta-se como a plataforma perfeita para inspirar novas parcerias, soluções e estratégias para dar cumprimento às metas de 2030 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 das Nações Unidas.

SOBRE O FÓRUM OCEANO
O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar.

É uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover e valorizar a economia do mar em Portugal, apoiando o desenvolvimento sustentável do setor marítimo em Portugal, promovendo a inovação, o empreendedorismo e a cooperação entre as entidades do setor. Para isso, desenvolve diversas iniciativas e projetos que visam fortalecer a competitividade das empresas e instituições que atuam na economia do mar.

Entre as principais atividades do Fórum Oceano destacam-se a promoção da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, a facilitação do acesso a financiamento e investimento, e o apoio à internacionalização das empresas e instituições do setor.

O Fórum Oceano tem mais de 150 associados de diversas fileiras e setores, reunindo empresas, associações e instituições do setor e desempenhando um papel fundamental na promoção da economia do mar no país.

O Fórum Oceano é a entidade responsável pela criação do modelo de negócio global do Hub Azul Portugal, rede de infraestruturas de inovação para a Economia Azul, do Plano de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia.

O Fórum Oceano é ainda o líder do consórcio Portugal Blue Digital Hub, polo de inovação digital para a Economia Azul.

O Fórum Oceano é a sede mundial da BlueTech Cluster Alliance (BTCA), uma rede global de clusters BlueTech empenhados na colaboração e desenvolvimento de projetos conjuntos e partilha de informação.

 

- PUB -

Os mais lidos

CMCS participa do Campeonato Europeu de Canoagem de Mar 2024

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob...

Palácio dos Aciprestes vai ser palco do concerto Septeto Martinu

O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o grupo Septeto Martinu no próximo dia 22 de abril, pelas 18h, para uma jornada musical e...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’

O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 11h, no...

Fundação Gulbenkian, Lisboa e Oeiras abrem candidaturas para residências artísticas

Estão abertas as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails, de que a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro...

Comentários Recentes