13 C
Oeiras Municipality
Sáb 28 Novembro 2020
Inicio Ciência Projeto “Engenharia nas Escolas de Oeiras” leva a magia da Ciência e...

Projeto “Engenharia nas Escolas de Oeiras” leva a magia da Ciência e Tecnologia aos alunos do município

Aprender a pensar e criar um videojogo, realizar diversos desafios num simulador de Arduino ou contactar com a linguagem de programação Java, são apenas algumas das experiências ímpares oferecidas pelo projeto “Engenharia nas Escolas de Oeiras”, desenvolvido em parceria entre o Instituto Superior Técnico- campus do Taguspark e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO).  Algumas das atividades contempladas na iniciativa estão já disponíveis e prometem ajudar a fomentar o interesse dos alunos do município de Oeiras em relação à Ciência e Tecnologia.

Procurando promover a literacia científica, o projeto irá expor os alunos a problemas e desafios de Engenharia, desdobrando-se em palestras temáticas, torneios de engenharia e oficinas de aprendizagem que para além de trabalharem a curiosidade, a criatividade e a capacidade de trabalho dos mais jovens, ajudarão a despertar-lhes o interesse pelos vários domínios da Ciência e da Tecnologia.

As 7 atividades oferecidas pelo projeto “Engenharia nas Escolas de Oeiras” estão preparadas para alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, ou seja, do 7.º ano ao 12. º ano, e estão acessíveis a todas as escolas do concelho, listadas no portal Oeiras Educa . “Parte da escola, depois, a iniciativa de inscrever os seus alunos numa das atividades”, tal como explica o professor Rui Prada, membro da Comissão de Gestão do campus do Taguspark e responsável pelo projeto.

Algumas atividades estão disponíveis já neste mês de novembro.  “As primeiras a começar são: um Workshop de Arduino, um Workshop de Programação em Java e um Workshop de Design de Jogos”, revela o professor Rui Prada.

A pandemia obrigou a uma redefinição do plano inicial por isso, e para já, as atividades irão funcionar todas em regime online. O professor Rui Prada espera que este facto possa ser alterado em breve, e se possa “trazer os alunos ao campus do Técnico no Taguspark”.

Uma das caraterísticas diferenciadoras destas atividades é a forma como conseguem demonstrar, de forma muito prática e acessível, a magia da Engenharia. Para o professor Rui Prada não há dúvidas de estas iniciativas têm ajudado a despertar o interesse dos mais jovens para as várias engenharias. “O facto de as escolas promoverem o contacto dos seus alunos com a Engenharia é muito importante. Nestas atividades os alunos têm a oportunidade de construir coisas reais -incluindo no domínio digital- e entender como funcionam”, destaca o docente.  “Acredito que fique a semente da curiosidade e motivação para querer fazer mais e entender mais. Os jovens têm muitos recursos disponíveis, hoje em dia, para aprender engenharia, se tiverem a motivação certa”, acrescenta.

Todas as atividades disponibilizadas pelo Técnico podem ser consultadas no portal Oeiras Educa.  Através de uma pesquisa orientada no diretório, segundo a área temática ou nível de ensino, os docentes poderão proceder à marcação das atividades,  inscrevendo o número de alunos e acompanhantes. Além disso, e quando as atividades regressarem ao modo presencial poderá também ser requerido transporte para os alunos sempre que necessário.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Farmácias Holon lançam primeiro evento 100% digital

As Farmácias Holon promovem, pela primeira vez, o Encontro Holon 100% digital, nos dias 2 e 3 de dezembro. Sob o mote “Thinking For...

Nova Acrópole Oeiras-Cascais realiza novo Curso de Filosofia Prática

A Nova Acrópole Oeiras-Cascais realiza o CURSO DE FILOSOFIA PRÁTICA – Descobre-te na Sabedoria viva das Antigas Civilizações. O curso terá início no próximo...

Oeiras tem vida apresenta mais uma sessão em novembro

Se gostava de conhecer e saber como preservar a biodiversidade do nosso concelho, participe nos percursos e oficinas da ‘Agenda da Natureza’. Durante o mês...

Conheça as fases de projeto do Eixo Verde e Azul

O projeto Eixo Verde e Azul (EVA) visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz. Integra um...

Comentários Recentes