O Projeto Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS e a banda rock 5ª Punkada continuam em digressão e deste vez subiram ao palco da Sala Grande da Oficina Municipal do Teatrão, em Coimbra, no dia 8 de junho.
Este concerto reuniu em palco, mais uma vez, os dois projetos amplamente relevantes no sentido da utilização da música como fator importante no desenvolvimento e capacitação de pessoas com deficiência intelectual e paralisia cerebral.
Para este concerto foi criada uma obra original, com ambientes diversificados a partir da exploração e manipulação do material sonoro, que vão desde o som mais simples, individual e introspetivo, até uma explosão de energia vocal e instrumental conjunta.
O espetáculo combinou diferentes instrumentos, como flauta, clarinete, contrabaixo, percussão, teclas, guitarra elétrica e baixo que, progressivamente, vão ganhando expressão até à pulsação dos ritmos do rock, com mistura de improvisação, tecnologia, partituras ao vivo ou canto idealizado e implementado por todos os membros do grupo.
O Projeto Notas de Contacto – OCP Solidária na CERCIOEIRAS e os 5ª Punkada estão em digressão pelo país. O próximo concerto será no dia 1 de outubro em Guimarães.
Mais sobre o Projeto Notas de Contacto – OCP Solidária na CERCIOEIRAS
O projeto, promovido pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), nasceu em 2009 com o objetivo de desenvolver ações e atividades musicais destinadas a potenciar as capacidades das pessoas com deficiência intelectual, promovendo a qualidade de vida e a integração nos seus contextos de vida.
Com objetivos específicos estabelecidos para cada ano, para 2022 pretende-se internacionalizar o projeto, estabelecer novas parcerias, nacionais e internacionais, e realizar concertos, dentro e fora do país.
Sobre os 5ª Punkada
Os 5ª Punkada são uma banda que, utilizando instrumentos convencionais e outros adaptados, compõe e interpreta músicas originais e tem sonhos comuns a muitas outras bandas: gravar um álbum ou fazer uma digressão. O grupo nasceu no seio da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.