8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Portugal PSP inicia esta terça-feira operação para sinalizar situações de risco na população...

PSP inicia esta terça-feira operação para sinalizar situações de risco na população idosa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) dá esta terça-feira início à operação anual para sinalizar situações de risco entre a população mais idosa. Esta é uma operação que irá decorrer em todo o país até ao final de setembro.

A operação “A solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos”, inserida na estratégia global da Polícia de Segurança Pública de policiamento de proximidade, tem como objetivo principal contactar e dialogar com os cidadãos com mais de 65 anos,  adianta a PSP em comunicado.

Esta operação tem como objetivo “detetar casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e psíquica comprometedores da segurança e casos de suspeita de crimes de violência doméstica ou outros contra a vida ou integridade física, promovendo de imediato o necessário apoio em articulação com outras entidades”.

“O sentimento de insegurança” recai de forma particular sobre a população mais idosa, dadas as suas vulnerabilidades físicas, psíquicas e mentais que, muitas vezes, com a idade se vão agravando, provocando muitas das vezes perda de autonomia, muitas vezes aliadas a “frágeis condições de habitação, higiene, saúde pública, saúde individual ou alimentação”.

Todas estas fragilidades acabam por colocar estes idosos como “vítimas preferenciais e menos aptas à autodefesa em relação a crimes contra o património”, como o roubo, burla e extorsão, e contra a liberdade pessoal, nomeadamente ameaça, coação e sequestro.

A população idosa é também mais vulnerável a crimes relacionados com a integridade física, como ofensa, violência doméstica ou maus-tratos, existindo ainda “a sensação de abandono”.

“Todas estas condicionantes, sem um círculo familiar ou de vizinhança próximo e atento, potenciam situações de anonimato (sofrimento em silêncio) que inviabilizam eventuais intervenções de cariz assistencial e que a PSP, tanto por intermédio desta operação nacional, como por intermédio do trabalho diário do policiamento de proximidade, pretende reverter, contribuindo para reforçar a segurança destes cidadãos”, justifica a PSP.

Em 2020, a PSP sinalizou quase 1000 idosos na operação “A solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos”, 891 dos quais foram considerados de risco e 508 foram de imediato encaminhados para instituições de apoio.

Segundo a PSP, a sinalização da necessidade de apoio ou classificação de risco poderá decorrer de situações distintas avaliadas localmente e de forma concreta, mas que, maioritariamente, “resultam de situações de abandono, incapacidade de autossubsistência (por dificuldade física, financeira ou outra) ou repetida sujeição a violência (física, emocional e ou psicológica)”.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional Estatística, a população idosa (+ 65 anos) em Portugal representa 22,3% da população total em 2020, um aumento de 3,4% relativamente a 2011.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes