20.1 C
Oeiras Municipality
Ter 23 Abril 2024
Inicio Saúde Qual o impacto que a obesidade pode ter na saúde do fígado?

Qual o impacto que a obesidade pode ter na saúde do fígado?

A obesidade afeta grande número de portugueses: aproximadamente dois terços têm excesso de peso e mais de um quarto são obesos. É um fator de risco para várias doenças, entre elas a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, os distúrbios do colesterol, as doenças cardiovasculares, a insuficiência cardíaca, a apneia do sono e alguns tipos de cancro.

 

Além disso, entre os principais efeitos do excesso de peso está o acúmulo de gordura no fígado, também conhecido como esteatose hepática. Este é um dos distúrbios metabólicos mais preocupantes, atualmente, e uma das  principais causas de doença hepática crónica e de transplante de fígado em todo o mundo, estando relacionado com a obesidade, diabetes e outras doenças caracterizadas pela resistência à insulina.

 

Considera-se que se está perante uma situação de fígado gordo, quando mais de 5% das células hepáticas têm acumulação de gordura, sendo esta diagnosticada através de um exame de imagem do fígado, na maioria das vezes a ecografia, ou por biópsia hepática.

 

Nestes casos, o interior das células do órgão é preenchido por partículas microscópicas de gordura, podendo, em cerca de 20% dos casos, haver inflamação hepática (esteato-hepatite) e, nalguns casos, o problema pode mesmo evoluir para cirrose hepática. A esteatose hepática afeta cerca de 25% das pessoas, mas a sua prevalência sobe consideravelmente para 65% entre as pessoas obesas e atinge os 85% nos casos de obesidade mórbida, sendo notória a relação entre a obesidade e o fígado gordo.

 

Esta é uma doença que não provoca sintomas, dando sinais apenas quando já está numa fase avançada, como, por exemplo, a fadiga, a fraqueza, a icterícia e a facilidade de fazer hematomas.

 

No entanto, nem tudo são más notícias. Nas pessoas obesas,  caso consigam uma redução do índice de massa corporal, é possível  fazer regredir a esteatose hepática.

 

Visto que não existe nenhum tratamento específico nem medicamentos eficazes para esta situação, a melhor forma de a prevenir  é evitar os fatores de risco, principalmente o excesso de peso.

Para isso, deve-se apostar numa dieta saudável, com restrição de açúcares e gorduras, rica em fibras, e sem consumo, ou apenas com um consumo ligeiro, de álcool e apostar na prática de exercício físico regular.

 

A prevenção é a melhor opção para cuidar da saúde do fígado!

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Inauguração do restaurante ‘Madrasta’

O Jardim Municipal de Paço de Arcos tem um novo restaurante, o 'Madrasta'. A cerimónia de inauguração teve lugar na passada quinta-feira, 18 de...

Conferência ’50 anos do 25 de abril – Olhares sobre os direitos das crianças’

No mês dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, organizou-se nesta quinta-feira, 18 de abril, a conferência '50 anos do 25 de abril –...

Fogo de artifício, Sessão Solene, Inauguração do ”Passeio da Democracia” e Concerto de Pedro Abrunhosa no 25 de Abril

Oeiras vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com centenas de atividades que vão decorrer ao longo dos próximos anos, mas para...

”O Senhor das Moscas” é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 ”Da Palavra à Imagem”

‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Durante o ano de 2024,...

Comentários Recentes