15.9 C
Oeiras Municipality
Ter 27 Setembro 2022
Inicio Entretenimento Cultura “Raízes” é a exposição de pintura patente no Taguspark e ainda pode...

“Raízes” é a exposição de pintura patente no Taguspark e ainda pode visitá-la

Há uma exposição no Taguspark que explora a ideia de raízes, tanto no sentido literal como no abstrato, a natureza e o papel da mulher na sociedade. “Raízes”, um conjunto de cerca de duas dezenas de pinturas da jovem artista Emma Santos, vai estar patente no Núcleo Central do Taguspark, em Oeiras. A exposição vai estar patente até 27 de agosto de 2022. A entrada é gratuita.

Nesta coleção de obras, Emma Santos, de apenas 19 anos e a estudar na Camberwell College of Arts em Londres, traça elementos da sua identidade, como as suas raízes portuguesas, a feminidade e a história das mulheres, a sua conexão com a natureza, a sua infância e experiências de nascimento e morte. Nas suas pinturas, as próprias árvores e raízes são metáforas ou símbolos para mulheres, segurança e unicidade.

«A partir da ideia de raízes, esta exposição aborda as origens e a personificação da natureza como uma mulher em muitas culturas. O mundo natural é muitas vezes visto como uma fonte abundante de recursos, dando-nos vida e conforto, e isso relaciona-se com a forma como as mulheres são tratadas na nossa sociedade, especialmente as mães, entidades férteis e abundantes sobre quem recai o ónus do trabalho reprodutivo e emocional no contexto da família», explica Emma Santos.

Ao som do Fado, que ouve enquanto pinta, a artista usa narrativas e imagens de mulheres na história da arte e na literatura como referências para pintar as suas próprias experiências como mulher. “Daphne and the Laurel Tree”, uma das pinturas expostas, é inspirada na antiga história Grega de Daphne, que se transforma numa árvore para se esconder de Apolo, e obras como “The Cockerel and the Fox”, “Portrait of my Room” e “Saudade” exploram sentimentos de saudade e dissonância cultural.

“Raízes”, que será a segunda exposição a solo da artista, tendo exposto no Grémio Literário em Lisboa, em 2021, e em duas exposições conjuntas em Londres, em 2022, pode ser visitada até 27 de agosto, de segunda a sábado das 9h às 19h (exceto domingos e feriados).

A presença das artes e cultura no Taguspark – Cidade do Conhecimento insere-se no contexto do MAU – Museu de Arte Urbana, que tem por objetivo promover o pensamento crítico e é um convite à reflexão sobre a sociedade atual.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras Celebra o Dia Mundial do Turismo

Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação...

Academia João Cardiga receberá Formações em Intervenções Assistidas por Equinos

A Academia Equestre João Cardiga vai, através do seu polo de formação – Cardiga Training Center – ser palco, de diversas ações de formação...

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras visitou escolas do concelho

Na manhã do passado dia 23 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelos Vereadores da CMO, Joana Baptista...

Oeiras promove literacia em Saúde: segundo vídeo da série ‘Explicanimado’ é dedicado às vacinas

Com o apoio do município de Oeiras, no âmbito da aposta em iniciativas para promover a literacia em saúde, o segundo episódio da série...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz