14.3 C
Oeiras Municipality
Sex 24 Maio 2024
Inicio Saúde Reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos usados regressa a 100% para apoiar...

Reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos usados regressa a 100% para apoiar IPO Lisboa

As pilhas e os equipamentos elétricos usados que forem entregues para reciclagem nos mais de nove mil pontos da rede Electrão (ver ondereciclar.pt) vão ser transformados num apoio financeiro a atribuir ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

 

Regressa assim mais uma edição da iniciativa “Todos pelo IPO”, no ano em que o IPO Lisboa completa 100 anos. O Electrão volta a associar-se à instituição na dinamização desta campanha que acabou de arrancar e decorrerá até ao dia 31 de dezembro, e que se quer com grande dinamismo, em data tão especial de centenário.

 

Os grandes eletrodomésticos, recolhidos pelo Electrão porta-a-porta, na Área Metropolitana de Lisboa, também serão contabilizados para os resultados da campanha, durante o período em que decorre a iniciativa. Os pedidos podem ser feitos através do número de telefone gratuito: 800 262 333.

 

Poderão associar-se igualmente a esta campanha empresas de todo o país, com a dinamização de ações internas para reunir pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados. A recolha poderá ser solicitada ao Electrão.

 

Em 2022, a campanha permitiu reunir um apoio global de 37 mil euros, que o IPO Lisboa canalizou para a aquisição de material cirúrgico de instrumentação, essencial à atividade assistencial. O valor a atribuir em 2023 dependerá das quantidades recolhidas e será também utilizado para a aquisição de equipamento médico de forma a reforçar a qualidade de prestação de cuidados de saúde.

 

No ano passado, a colaboração de 265 empresas, que dinamizaram várias ações no âmbito das suas políticas de responsabilidade social e ambiental, foi fundamental para os resultados da campanha que permitiu recolher um total de 156 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados. Mais informações sobre a campanha podem ser consultadas na página oficial do Electrão ou no site do IPO Lisboa.

 

As pilhas, baterias e os equipamentos elétricos usados que não são corretamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, já que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos. É, por isso, fundamental que estes aparelhos sejam encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.

 

“Ao voltar a dar as mãos ao IPO Lisboa, no âmbito desta campanha, o Electrão reforça a sua missão que é também a de proteger a saúde de todos. Paralelamente, continuamos a defender o ambiente e a incentivar o correto encaminhamento de pilhas, baterias e equipamentos elétricos para reciclagem”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

 

“Para o IPO Lisboa, esta campanha representa uma combinação de valores essenciais, não só pela importância de uma correta reciclagem destes materiais, para a saúde e o ambiente, mas também pelo benefício que esta recolha traduzirá para os doentes”, resume Eva Falcão, presidente do IPO Lisboa.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Carnaxide e Queijas. Novo site da união de freguesias garante maior interação

Mais eficiente e mais completa. A nova página de internet da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas já pode ser consultada em www.ufcq.pt. Esta...

Livraria Municipal Verney celebra ”Dia de África”

Comemore o Dia de África, com diversas atividades no dia 25 de maio na Livraria Municipal Verney. O dia vai começar com uma sessão de...

Clássicos em Oeiras traz Recital ‘Sonoridades Contrastantes’ no Palácio Marquês de Pombal

O Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe no dia 25 de maio, às 18h, o recital ‘Sonoridades Contrastantes’, pela Orquestra de Câmara de...

CerciOeiras. Ainda se pode inscrever na XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS realiza a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo Passeio...

Comentários Recentes