14.3 C
Oeiras Municipality
Sex 24 Maio 2024
Inicio Uncategorized Risco muito elevado de exposição aos raios UV em sete distritos do...

Risco muito elevado de exposição aos raios UV em sete distritos do continente e Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta terça-feira sete distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

 

Adianta o SAPO que sob risco muito elevado estão os distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro e o arquipélago da Madeira, enquanto Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Guarda vão estar hoje em risco elevado.

 

Já os distritos de Viseu, Aveiro, Porto, Viana do Castelo e Braga, no continente, e o arquipélago dos Açores, estão hoje com níveis moderados e Vila Real e Bragança estão com níveis baixos de exposição à radiação UV.

 

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

 

Temperaturas máximas entre os 24ºC e os 33ºC

Para esta terça-feira, nas regiões do Norte e Centro, o IPMA aponta céu muito nublado, com boas abertas durante a tarde no litoral, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde no interior, em especial na região Centro. Estão ainda previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco até final da manhã, mais frequentes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, temporariamente moderada no Minho. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, sendo do quadrante sul no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, neblina ou nevoeiro temporário até final da manhã e pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior.

Na região Sul, o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral oeste e em alguns locais do interior e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste e Alto Alentejo até início da manhã, o vento será fraco a moderado a predominar de noroeste, sendo de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e temporariamente forte nas terras altas a partir do meio da tarde.

 

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 24 (na Guarda, Viseu, Porto, Braga e Viana do Castelo) e os 33 (em Faro).

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Carnaxide e Queijas. Novo site da união de freguesias garante maior interação

Mais eficiente e mais completa. A nova página de internet da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas já pode ser consultada em www.ufcq.pt. Esta...

Livraria Municipal Verney celebra ”Dia de África”

Comemore o Dia de África, com diversas atividades no dia 25 de maio na Livraria Municipal Verney. O dia vai começar com uma sessão de...

Clássicos em Oeiras traz Recital ‘Sonoridades Contrastantes’ no Palácio Marquês de Pombal

O Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe no dia 25 de maio, às 18h, o recital ‘Sonoridades Contrastantes’, pela Orquestra de Câmara de...

CerciOeiras. Ainda se pode inscrever na XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS realiza a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo Passeio...

Comentários Recentes