16.3 C
Oeiras Municipality
Sex 26 Abril 2024
Inicio Portugal Rumo a uma geração ZERO VIH: MSD Portugal convida Clara Não para...

Rumo a uma geração ZERO VIH: MSD Portugal convida Clara Não para ilustrar uma nova plataforma para os mais jovens

Juventude é sinónimo de descoberta e aventura. É nesta etapa de vida que começa o despertar da sexualidade, sendo de extrema importância que o mesmo seja feito de forma consciente, informada e segura. Contudo, os jovens portugueses parecem seguir uma tendência europeia que aponta para uma menor utilização do preservativo nas suas relações sexuais , ficando vulneráveis a infeções sexualmente transmissíveis, como é o caso do VIH.

Para ajudar as camadas mais jovens da população a explorar o tema da sexualidade de forma segura e a compreender melhor este vírus, a MSD Portugal lança o projeto ZEROVIH.PT, uma plataforma, desenvolvida com o apoio da ilustradora e Digital Influencer Clara Não, que tem como objetivo agregar conteúdos de sensibilização para os comportamentos de risco que levam à propagação do VIH.

O mote desta plataforma, lançada no dia 4 de setembro, Dia Mundial da Saúde Sexual, assenta no compromisso de fazer parte de um movimento de sensibilização e de erradicação de uma doença possível de ser controlada através da alteração de comportamentos. Para alcançarmos uma geração ZERO VIH, é preciso ZERO comportamentos de risco e, no caso de infeção já existente, uma carga viral indetetável, através da toma regular da medicação.

Apesar de ser considerada uma doença crónica, a infeção por VIH continua a ter uma conotação negativa e estigma associado. O momento do diagnóstico pode ser assustador. A informação é uma dimensão essencial para lidar de forma tranquila com o vírus.

Na plataforma ZEROVIH.PT os jovens vão encontrar de forma simples, sucinta e sem tabus, através das ilustrações da Clara Não, respostas às mais variadas perguntas relacionadas com a infeção, desde informação sobre os comportamentos de risco, até ao percurso que deve ser feito em caso de diagnóstico positivo.

A plataforma ZEROVIH.PT está inserida no VIHDA.pt, um portal de literacia sobre VIH/SIDA, desenvolvido pela MSD Portugal e que conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA e da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica, assim como o apoio da Associação Abraço, da Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, do Grupo Ativistas em Tratamento, da Associação Positivo e da Ser +, Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA.

A MSD pretende contribuir ativamente, com esta e outras iniciativas, para a melhoria da saúde sexual em todas as fases da vida e atuar na redução do estigma e da transmissão, proporcionando às gerações vindouras um futuro sem VIH.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

‘Os 4 Espiões’ é o próximo filme das MasterClasses de Cinema ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes