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Dom 16 Maio 2021
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Santa Casa da Misericórdia de Lisboa cria agência específica de emprego para pessoas com deficiência

Todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência têm agora ao seu dispor uma plataforma onde vão poder procurar emprego. Chama-se Valor T, e é uma nova agência que junta empresas e setor social, e ajuda na procura de um trabalho estável e digno.

Este é um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), desenvolvido em pareceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

A Valor T funcionará como um centro de emprego exclusivo na procura de ofertas de trabalho para pessoas com deficiência, avaliando as competências e as características de cada candidato para encontrar o trabalho que melhor se lhe adapte.

De acordo com o provedor da SCML, Edmundo Martinho, os interessado em tentar encontrar emprego através da Valor T deve aceder à plataforma (www.valort.scml.pt), preencher os campos que permitem definir o seu perfil, entre competências escolares, profissionais, formações, expectativas em relação ao tipo de trabalho, que limitações tem, e depois aguardar.

O projeto é de âmbito nacional e para todas as pessoas com deficiência, independentemente do tipo de deficiência ou limitação que tenham, não sendo necessária a apresentação do atestado médico de incapacidade multiúsos.

 

Edmundo Martinho sublinhou que se trata de um projeto assente em três pilares: as pessoas – “o mais importante” –, as entidades empregadoras, sejam empresas, municípios ou outras entidades, e as instituições que, no país, fazem trabalho de acompanhamento, através dos serviços dos centros de emprego ou os centros de recursos das instituições de solidariedade social que apoiam as pessoas com deficiência em todo o território nacional.

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência – Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, admitiu que este pode ser um primeiro passo na procura de um emprego, e que uma grande novidade e vantagem está no facto de criar uma ferramenta de âmbito nacional que ajudará a chegar às grandes empresas e por “toda a gente a trabalhar em conjunto”, nomeadamente com os 61 centros de recursos, em vez de “estar a trabalhar cada um por si”.

A agência Valor T conta já com a participação de 56 entidades, tanto de âmbito nacional, como regional ou local, além das empresas El Corte Inglés, Grupo Jerónimo Martins, Santander Totta, Grupo Sonae, Auchan, Altice e Nova Base.

 

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