O Campeonato Mundial Universitário 2022 ocorreu na Polônia. A competir em três categorias (K1 500m, K2 500m e K4 200m), a atleta Sara Sotero, do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, finalizou todas as provas no top–5, tendo conquistado uma medalha de bronze.
O Campeonato Mundial Universitário 2022 decorreu entre os dias 16 e 18 de setembro, em Bydgoszcz, na Polônia. No regresso da competição sem restrições sanitárias face à Covid–19, a prova rainha de canoagem ao nível universitário contou com uma forte representação portuguesa. Com uma comitiva de 16 atletas, Portugal demonstrou um grande rendimento, com a atleta Sara Sotero a constituir um dos destaques das cores nacionais.
A atleta Oeirense participou em três diferentes categorias, K1 500m, K2 500m e K4 200m. E foi logo no primeiro dia de competição, sexta–feira 16 de setembro, que subiu ao pódio na Polônia, com um fantástico 3° lugar e respetiva medalha de bronze, em K4 200m. Numa prova muito bem conseguida, as quatro atletas impuseram–se a grande parte da concorrência, fechando o pódio da categoria.
Já no último dia, domingo 18 de setembro, Sara Sotero fez 5° lugar em K1 500m, fechando a sua participação nestes mundiais universitários com um 4° lugar em K2 500m. Numa prova difícil e bem disputada, a atleta do CMCS esteve perto de alcançar uma segunda medalha.
O Clube do Mar Costa do Sol – CMCS vive sentimentos fortes de alegria e orgulho pelo desempenho da sua atleta Sara Sotero, tendo preparado uma surpreendente e calorosa receção à atleta no aeroporto de Lisboa. Num clima de festa, os vários elementos do clube presentes ovacionaram Sara Sotero e receberam–na sob fortes abraços e mensagens de felicitações.