14.5 C
Oeiras Municipality
Sex 29 Março 2024
Inicio Economia Segunda-feira trouxe descida nos preços dos combustíveis

Segunda-feira trouxe descida nos preços dos combustíveis

Boas notícias para quem tem de abastecer depósito do automóvel. Esta segunda-feira trouxe uma descida nos preços dos combustíveis, que poderá chegar aos dois cêntimos por litro.

Segundo avança a MultiNews, nos postos de combustíveis junto aos hipermercados, as descidas deverão rondar os 1,7 cêntimos para o gasóleo simples e aditivado e de 1,8 cêntimos para a gasolina 95.

Os preços dos combustíveis em Portugal têm registado uma trajetória ascendente desde o início do ano. O gasóleo subiu 22 vezes e desceu apenas quatro desde o início do ano, segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), enquanto a gasolina, aumentou 25 vezes e recuou apenas três desde janeiro.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,738 euros, enquanto o do gasóleo vale 1,523 euros.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio dos combustíveis praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE, sendo que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

A aplicação do diploma aprovado em Conselho de Ministros para limitar as margens na comercialização de combustíveis levaria a uma redução do preço da gasolina em nove cêntimos e do gasóleo em um cêntimo, disse o ministro do Ambiente.

Matos Fernandes adiantou que, tendo por base os dados publicados num relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), e “tomando como rigorosos esses mesmos valores e, o valor do último dia do mês de junho, que é o dia em que o relatório nos foi apresentado, a gasolina baixaria o seu preço em cerca de nove cêntimos e o gasóleo em um cêntimo”.

Na gasolina, a margem dos comercializadores atingiu 36,8 cêntimos por litro (cts/l), em 23 de março, e no gasóleo, 29,3 cts/l, em 16 de março.

As margens brutas para os comercializadores consistem na diferença entre o preço médio de venda ao público e o preço de referência, que é calculado diariamente pela ENSE e que permite determinar o preço do combustível à saída da refinaria.

Já os preços de comercialização resultam da fixação livre do mercado e variam de posto para posto e de marca para marca, esclareceu a ENSE.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

NucleOeiras soma e segue e vence coletivamente a 5ª etapa 41º Troféu CMO – Corrida das Localidades “Grande Prémio de Leião”

No passado domingo, 24 de março, realizou-se a quinta etapa do 41º Troféu de Oeiras, G. P. de Leião - 2024. Organização a cargo...

Oeiras Eco Rally – Portugal está de regresso em abril

O Lagoas Park será o ponto de partida para a 7ª Edição do Oeiras Eco Rally- Portugal, competição automobilística que se realiza nos próximos...

Interescolas de Andebol da 1ª edição dos ‘Jogos de Oeiras Escolares’

O Pavilhão Aquilino Ribeiro foi o ponto de encontro do Interescolas de Andebol da 1ª edição dos ‘Jogos de Oeiras Escolares’, um evento desportivo...

Oeiras dá contribuição financeira ao Agrupamento de Escuteiros 407

O Município de Oeiras aprovou fazer uma contribuição financeira de 4.000€ (quatro mil euros) ao Agrupamento de Escuteiros 407 - Oeiras, destinada a apoiar...

Comentários Recentes