13.6 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Dezembro 2021
Inicio Sociedade SIMAS promovem 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e...

SIMAS promovem 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e Sustentabilidade

Os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e Sustentabilidade, que ocorrerá dia 4 de novembro com a presença da Secretária de Estado do Ambiente como parte do painel de oradores convidados, e terminará dia 2 de dezembro.

Os debates são abertos à comunidade, uma vez que serão transmitidos em direto, através de live streaming https://www.youtube.com/c/SIMASOeiraseAmadora.

Estes debates têm contribuído para o alinhamento da estratégia de sustentabilidade da
organização, nomeadamente para a estratégia de negócio e na prossecução do cumprimento dos ODS ́s Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dadas as características da sua atividade e o setor onde opera, é notória a relação estreita com a sustentabilidade, quer pelo core business da atividade (que assenta na distribuição e venda e de um recurso natural água) quer através da sua contribuição para o desenvolvimento sustentável dos concelhos de Oeiras e Amadora, quer ainda pela necessidade do cumprimento rigoroso das normas e boas práticas relativas à recolha de efluentes (domésticos e pluviais) até ao seu encaminhamento e tratamento final.

Neste contexto, são diversos os desafios de sustentabilidade que se colocam relacionados com a utilização racional dos recursos, com o fornecimento aos seus utilizadores de água em quantidade e qualidade adequadas, com a contribuição e sensibilização para o seu uso racional, bem como com a definição de um conjunto de princípios de atuação que promovam uma cultura organizacional inteiramente voltada para a diminuição do desperdício e para a consciencialização na utilização dos recursos materiais e ambientais.

Integrar, na cultura organizacional e de forma intrínseca a sustentabilidade, apresentouse
premente no sentido em que se pretendem alterar comportamentos e agilizar a forma como cada um organiza ideias e atitudes e decide encarar as situações do quotidiano organizacional, que tem o seu reflexo nas decisões que necessariamente são tomadas.

Estes debates estimulam a criação de um ambiente organizacional disruptivo, que permitem a passagem de um mindset fixo (orientado pela rotina, próprios de um sistema assente na
economia linear) para um mindset de crescimento e próativo, orientado para a busca de soluções efetivas face aos novos desafios que diariamente vão surgindo (orientado por um modelo sistémico e assente na economia circular).

É aqui que a sustentabilidade encontra o seu terreno fértil e torna a organização mais apta, mais inclusiva, ambientalmente responsável e mais rentável.

É com este espírito aberto e inovador, que o Grupo de Trabalho para a Gestão Sustentável dos  SIMAS promove, pela segunda vez, o “CICLO DE DEBATES INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE” como forma de contributo para a alteração de mentalidades, comportamentos e da cultura organizacional dos SIMAS de Oeiras e Amadora.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Intervalo Grupo de Teatro apresenta espetáculo infantil ‘A Revolta dos Brinquedos’

O Intervalo Grupo de Teatro apresenta o espetáculo infantil 'A Revolta dos Brinquedos' em cena todos os sábados e domingos, às 16h, até fevereiro...

Rubrica semanal da Antena 2 ‘Contraconto’ acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço

A rubrica semanal da Antena 2 'Contraconto' passa ao formato espetáculo, que será acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço para duas apresentações a...

‘Os Grandes Mestres do Séc. XX’ em Oeiras no âmbito do Programa de Clássicos em Oeiras

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai ser palco de mais um concerto  de música clássica. Dois grandes mestres da orquestração, cuja mestria...

Concurso ‘Bairro da Música’ procura jovens músicos de Oeiras

O concurso 'Bairro da Música' é um desafio à criação de uma música, individualmente ou em grupo, cujo prémio para o vencedor do concurso...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz