14.5 C
Oeiras Municipality
Qui 25 Abril 2024
Inicio Saúde CoronaVirus Suspensos voos internacionais para fora do espaço da União Europeia. Conheça as...

Suspensos voos internacionais para fora do espaço da União Europeia. Conheça as exceções

À exceção de voos para países com forte presença da comunidade portuguesa e PALOPS, os “voos internacionais para fora do espaço da União Europeia e de fora do espaço da União Europeia” estão suspensos durante 30 dias.

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, no rescaldo do Conselho Europeu que juntou os vários líderes dos diferentes estados-membros. Durante a sua declaração ao país, António Costa anunciou as decisões tomadas pelo Conselho Europeu que se reuniu hoje por videoconferência.

A partir das 24 horas desta quarta-feira estarão suspensos todos os voos internacionais quer para fora da União Europeia e de fora do espaço da União Europeia com destino a qualquer aeroporto nacional, com exceção dos “países extracomunitários onde há uma forte presença de comunicadas portuguesas”, sendo eles Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul, assim como as ligações a todos os países de língua oficial portuguesa, sendo que no caso do Brasil as ligações, as rotas, “serão restringidas a exclusivamente em dois pontos: Lisboa – Rio de Janeiro e Lisboa – São Paulo”.

António Costa disse ainda que no caso dos voos entre países da zona comunitária, estes continuarão a realizar-se dentro das limitações impostas por cada país e da livre circulação de pessoas dentro do espaço Schengen.

Segundo adianta o primeiro-ministro, ficou ainda decidido “acabar com todas as restrições que têm existido à circulação do mercado interno” e, quanto às fronteiras internas, “foi reafirmado o princípio da liberdade de circulação dentro da União Europeia, salvo situações pontuais que têm vindo a existir e ficou acordado que não haveria medidas unilaterais”, cita o SAPO.

O chefe de Governo anunciou que, na quarta-feira, haverá uma reunião de ministros do Trabalho da União Europeia e, depois, serão detalhadas medidas como “a criação do mecanismo de resseguro do subsídio de desemprego e de apoios às empresas para limitar o lay-off”.

Os ministros das Finanças e da Economia apresentarão um pacote de medidas de apoio ao rendimento das famílias e à atividade das empresas, tendo em vista garantir o emprego e evitar efeitos de contaminação o mais possível na vida das pessoas, quer pela perda rendimento, quer de emprego.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

‘Dança’ vai tomar conta dos palcos dos auditórios municipais em Oeiras

A 'Dança' vai tomar conta os palcos dos auditórios municipais em Oeiras nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril e 18 de...

Poemas sobre a Liberdade na Livraria-Galeria Municipal Verney

Venha celebrar a liberdade numa tarde poética. No dia 27 de abril, a Livraria Municipal Verney abre as suas portas para o evento 'Poemas...

Concerto Sinfónico pela Orquestra Sinfónica Juvenil

No dia 26 de abril, o Município de Oeiras leva ao Jardim Municipal de Oeiras, o Concerto Sinfónico, pela Orquestra Sinfónica Juvenil, pelas 21h30. Neste...

Programa Municipal de coadjuvação realiza atividade ‘Orientação na escola – A rota da reciclagem’

O Programa Municipal de coadjuvação dos Professores Titulares do 1º Ciclo da Escola Básica tem vindo a garantir, ao longo dos 6 anos da...

Comentários Recentes