17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Maio 2021
Inicio Entretenimento Cultura Taguspark homenageia Nelson Mandela com escultura

Taguspark homenageia Nelson Mandela com escultura

Foi inaugurado no Taguspark o busto de Nelson Mandela. A escultura, de madeira e poliéster revestida a aço inox cromado/espelhado, é uma homenagem a esta figura marcante da história mundial e na defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia. O busto, da autoria de Clo Bourgard, pode ser visitado todos os dias na Praça Nelson Mandela, junto ao Núcleo Central, e já faz parte do roteiro de arte urbana do Taguspark. A cerimónia de inauguração contou com John Battersby, o jornalista da África do Sul que mais vezes entrevistou o líder anti-apartheid e que ficou célebre pelo abraço dado a Nelson Mandela quando este saiu da prisão.

A escultura é uma homenagem artística ao contributo fundamental de Nelson Mandela na defesa da liberdade. Na escultura, uma enorme cabeça espelhada com dois metros de altura ergue-se do chão como se de uma ‘voz capturada’ se tratasse, declarando aos céus um princípio fundamental – O Homem é um Ser livre!

Na escultura observamos Mandela, ao mesmo tempo que nos observamos a nós. Há uma fusão propositada neste trabalho. A cabeça de Mandela de Clo Bourgard aspira a despertar a nossa atenção para as realidades adversas, para dentro e fora do nosso círculo social e cultural, para o nosso lugar na sociedade. Para que possamos continuar a “luta” de Madiba – a justiça, a inclusão racial e a igualdade de oportunidades –, sendo a cabeça a expressão da memória histórica e o seu reflexo (exterior) a partir da matéria espelhada, de tudo o que existe em volta. Como refere Elisa Ochoa no seu texto curatorial.

“Em 2019 fiz uma viagem à África do Sul, onde tive o privilégio de conhecer um pouco da cultura sul-africana e a sua ligação histórica intrínseca a Nelson Mandela. Chamou-me à atenção os telhados feitos em chapa metálica das favelas tribais fora das grandes cidades, designadas Shanty Town, que ao longe davam um efeito visual absolutamente incrível. Havia uma ansiedade intelectual de materializar tudo o que tinha visto numa peça de arte. Foi quando surgiu o convite por parte da Administração do Taguspark que todo esse processo criativo abstrato se materializou numa escultura feita em chapas metálicas como as Shanty town tribais”. É desta forma que Clo Bourgard descreve a inspiração que a levou a conceber a escultura.

Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, destaca que “a Cidade do Conhecimento já tinha a Praça Nelson Mandela e que conta agora também com uma escultura inspirada num grande ser humano, uma personalidade singular da história da humanidade. Este busto é um tributo a Nelson Mandela, ao seu legado fundamental para a ‘libertação’ da África do Sul e para o grande exemplo que deu ao mundo na defesa dos valores dos direitos humanos, da igualdade e das liberdades fundamentais. Deixo um convite para que visitem o Taguspark e conheçam de perto esta magnífica escultura, uma obra incontornável do roteiro de arte urbana que estamos a desenvolver e que se enquadra em dois pilares fundamentais da nossa atividade, a arte e o civismo.”

A cerimónia de inauguração da escultura contou com as intervenções de Isaltino Morais (Presidente da Câmara Municipal de Oeiras), de Clo Bourgard, autora da escultura, do jornalista português António Mateus e do jornalista sul-africano John Battersby, ambos autores de dois livros sobre Nelson Mandela, de Francisco Rocha Gonçalves (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras) e de Nuno Delgado (Atleta Olímpico de Judo).

O busto de Nelson Mandela é agora parte integrante de um Museu de Arte Urbana em desenvolvimento no Taguspark e que conta com obras de diversos artistas plásticos portugueses reconhecidos a nível internacional, entre os quais Clo Bourgard, Boldalo II, Osir, Gonçalo Mar, The Caver, Styler, Youthone e o grupo Rethorica Studio.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique

O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”,...

MAP Oeiras. Programação Infantil ”Coisas que há que não há” já tem inscrições abertas

"Coisas que há que não há" é um conjunto de oficinas direcionadas para os mais novos. Com entrada livre, os participantes apenas têm de...

Oeiras celebra Dia Internacional dos Museus 2021

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de...

Mercado Municipal de Porto Salvo recebe Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’

O Mercado Municipal de Porto Salvo recebe nos terceiros sábados do mês a Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’. A próxima será já...

Comentários Recentes