14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Portugal Terça-feira de calor e céu pouco nublado ou limpo, mas escurecido por...

Terça-feira de calor e céu pouco nublado ou limpo, mas escurecido por partículas de fumo dos incêndios no Canadá

Esta terça-feira, o céu em todo o território continental estará pouco nublado ou limpo, de acordo com o IPMA, embora obscurecido por partículas de fumo proveniente dos incêndios no Canadá.
Está prevista uma descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima no litoral oeste, enquanto no Norte e Centro estima-se uma pequena subida da temperatura máxima.

 

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

É também esperado vento fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar de noroeste, rodando para sudoeste durante a tarde no sotavento algarvio, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde. Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro.

Na região de Lisboa, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, com nebulosidade matinal.

O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), em especial junto ao Cabo Raso e a partir da tarde. Pequena descida da temperatura máxima.

No Grande Porto, espera-se céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, com nebulosidade matinal. O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima para a região.

 

Risco de incêndios devido ao calor

No que diz respeito a risco de incêndio devido ao calor, a costa sul da ilha da Madeira está hoje sob aviso vermelho e 11 distritos do continente a amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00 de hoje.

A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

No continente, continuam sob aviso amarelo por causa do calor os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou hoje a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

De acordo com o IPMA, a ilha de Porto Santo, os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago dos Açores apresentam níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

Quanto a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes