9.9 C
Oeiras Municipality
Dom 28 Abril 2024
Inicio Portugal Terça-feira de calor e céu pouco nublado ou limpo, mas escurecido por...

Terça-feira de calor e céu pouco nublado ou limpo, mas escurecido por partículas de fumo dos incêndios no Canadá

Esta terça-feira, o céu em todo o território continental estará pouco nublado ou limpo, de acordo com o IPMA, embora obscurecido por partículas de fumo proveniente dos incêndios no Canadá.
Está prevista uma descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima no litoral oeste, enquanto no Norte e Centro estima-se uma pequena subida da temperatura máxima.

 

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

É também esperado vento fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar de noroeste, rodando para sudoeste durante a tarde no sotavento algarvio, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde. Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro.

Na região de Lisboa, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, com nebulosidade matinal.

O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), em especial junto ao Cabo Raso e a partir da tarde. Pequena descida da temperatura máxima.

No Grande Porto, espera-se céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, com nebulosidade matinal. O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima para a região.

 

Risco de incêndios devido ao calor

No que diz respeito a risco de incêndio devido ao calor, a costa sul da ilha da Madeira está hoje sob aviso vermelho e 11 distritos do continente a amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00 de hoje.

A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

No continente, continuam sob aviso amarelo por causa do calor os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou hoje a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

De acordo com o IPMA, a ilha de Porto Santo, os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago dos Açores apresentam níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

Quanto a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes