14.1 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Abril 2021
Inicio Entretenimento Cultura Umbra é a nova peça de arte urbana do Taguspark

Umbra é a nova peça de arte urbana do Taguspark

Os jardins do Taguspark têm uma nova instalação artística. A Umbra é constituída por 200 quadrados de madeira, com dimesão de 3m de aresta, que criam a ilusão de uma curva e têm a capacidade de cirar uma ambiência única de sombras e luz, que permite ao visitante abstrair-se momentaneamente do espaço envolvente. Um projeto da autoria do grupo Rethorica Studio, que se junta agora ao roteiro de arte urbana da Cidade do Conhecimento, e que pode ser visitado diariamente em Oeiras.

“A peça de arte urbana Umbra é mais um marco do museu de arte urbana em desenvolvimento no Taguspark e que já conta com obras de diferentes artistas plásticos, espalhadas por vários espaços. A arte e a cultura fazem parte do projeto que estamos a desenvolver na Cidade do Conhecimento. ‘’Queremos que este espaço, com uma localização única, que fomente o bem-estar e a felicidade”, afirma Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark.

A Umbra é uma instalação implementada nos jardins dos Edifícios Inovação do Taguspark. Em duas peças e concretiza-se na rotação de cada quadrado em torno de um plano diretor, criando a ilusão de uma curva.

Através destas estruturas em madeira de geometrias inesperadas, pretende-se criar uma ambiência única de sombras e luz que permite ao visitante abstrair-se momentaneamente do espaço envolvente.

“A ação sobre um objecto consegue mudar a percepção sobre o mesmo”. É desta forma que o Rethorica Studio define a peça, que faz questionar o visitante sobre a sua construção.

O grupo Rethorica Studio foi criado em 2015 por quatro estudantes ligados às  áreas da arquitetura, design e ilustração. É um atelier cuja base de estudo é a arquitetura mas a sua acção abraça diferentes artes criativas. No seu percurso contam já com vários projectos de arquitectura, design de interiores, gráfico e de mobiliário, assim como a participação em vários eventos nacionais e internacionais, como o AURA, Boom Festival, Web Summit, Loures Arte Pública, Village Underground. O grupo é atualmente composto por Pedro Pereira, Miguel Madrinha e Vasco Duque.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

IST. Técnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes

O BIOCO2 é um projeto internacional no âmbito de tecnologias CCS –CCU para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes. O objetivo é...

PHC CS: a evolução digital no caminho para a competitividade da sua empresa

O PHC CS é um software que permite evoluir digitalmente as empresas, assegurando uma gestão competitiva e que, ao mesmo tempo, proporciona os melhores...

Militantes do PS Oeiras aprovam mais dois candidatos a Freguesias do Município

Estão escolhidos os cabeça de lista do PS Oeiras para a freguesia de Porto Salvo e União de Freguesias de Oeiras, São Julião da...

Federação Portuguesa de Futebol colabora no combate ao racismo

A Federação Portuguesa de Futebol contribuiu para a construção do Plano de Combate ao Racismo e à Discriminação, que foi apresentado na passada sexta-feira...

Comentários Recentes