18.2 C
Oeiras Municipality
Sáb 1 Abril 2023
Inicio Saúde Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama em Oeiras

Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras volta a associar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC_NRS), pelo que está a decorrer mais uma edição de Rastreio do Cancro da Mama no concelho. Assim, a Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama está neste momento junto ao Centro de Saúde de Paço de Arcos, desde 10 de fevereiro e até 31 de março, seguindo depois para o Centro de Saúde de Linda-a-Velha, onde permanecerá de 4 de abril a 18 de maio. O horário de funcionamento é das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Refira-se que o Programa de Rastreio de Cancro da Mama é realizado pela Liga LPCC em colaboração protocolada com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O rastreio em base populacional do cancro da mama é muito importante. Permite detetar cancros em fase tratável, o que contribui para baixar a morbilidade (dano geral para a saúde física e mental) e a mortalidade por cancro da mama. As mulheres do município, elegíveis para o rastreio, vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Só pode participar a população feminina, com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos, assintomática e sem próteses mamárias. De forma cumulativa, as participantes não podem ter realizado mastectomia; não podem ter tido cancro de mama; nem podem ter feito uma mamografia nos últimos seis meses.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro irá remeter convocatória a todas as mulheres nas condições de elegibilidade, contudo, podem participar mesmo sem ter recebido a convocatória, desde que preencham os requisitos. Para tal, deverão dirigir-se aos locais indicados ou, preferencialmente, agendando antecipadamente, através do call center (telefone n.º 245 009 299).

Tendo em conta o pressuposto de que os rastreios oncológicos, atuando ao nível da prevenção e diagnóstico precoce, contribuem para a diminuição dos números de morbilidade e mortalidade, o Município de Oeiras decidiu apoiar mais esta ação de rastreio, através da disponibilização de uma comparticipação financeira, no valor de 360,00 € (+ IVA), para apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Programa de Rastreios no concelho de Oeiras e também da disponibilização de apoio técnico e logístico.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro -Núcleo Regional do Sul (LPCC_NRS) corresponde a uma Associação Cultural e de Serviço Social, de utilidade pública, cuja missão consiste no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro, no estímulo da formação e investigação em oncologia, regendo-se pelos valores da sensibilidade, equidade, ética, respeito, responsabilidade, transparência e compromisso.

Lembre-se. O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se detetado a tempo.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai realizar uma visita à Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama na próxima sexta-feira, dia 10 de março, às 11H00, junto ao Centro de Saúde de Paço de Arcos.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Condicionamento de Trânsito – ‘40º Troféu CM Oeiras no dia 2 de abril, em Leceia

No domingo, dia 2 de abril decorre mais uma etapa do ‘40º Troféu CM Oeiras – Corrida das Localidades’ e para a realização desta...

Rastreio ao Cancro da Pele e da Cavidade Oral junto ao Centro de Saúde de Paço de Arcos

O Município de Oeiras, uma vez mais, associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e ao Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa...

Auditório Municipal Ruy de Carvalho recebe exposição de homenagem a Ruy de Carvalho

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, equipamento gerido pela Oeiras Viva E.M. no Dia Mundial do Teatro, em homenagem a Ruy de Carvalho, recebeu...

Atletas NucleOeirenses alcançam vários pódios no KM Jovem Regional com marcas de relevo

No passado sábado, 25 de março de 2023, realizou-se na pista de Atletismo do Estádio de Honra do Jamor, o KM Regional e a...

Comentários Recentes