O MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo associa-se à Casa das Histórias Paula Rego para uma visita-conversa à exposição “Histórias de Todos os Dias. Paula Rego, anos 70”, no dia 24 de fevereiro, das 17h00 às 19h00, com a participação de Marta Crawford, Isabel Freire e Catarina Alfaro.
A iniciativa, com lotação máxima de 20 pessoas, é aberta a adultos e jovens com mais de 16 anos e implica uma inscrição por formulário online (Pedido de Inscrição), por email (envolvete@fdl.pt) ou por telefone (214826970).
Esta visita-conversa surge no âmbito de um dos objetivos do MUSEX em criar pontes entre espaços museológicos e coleções, que começou, no início do ano, com a visita pop-up de Catarina Alfaro, coordenadora de Programação e Conservação da Casa das Histórias Paula Rego, às obras da artista que se encontram patentes na primeira exposição do MUSEX, “Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino”.
No início da década de 1970, Paula Rego inicia um processo ilustrativo sobre as memórias infantis e familiares criando uma série de obras que exploram instantes do quotidiano, filtrados por uma configuração onírica que é muitas vezes erotizada. A visita-conversa acontece a partir do diálogo entre a psicoterapeuta e sexóloga Marta Crawford, a socióloga Isabel Freire e Catarina Alfaro, a propósito de algumas obras em exposição.
Marta Crawford é psicoterapeuta, terapeuta sexual e familiar, fundadora e diretora do MUSEX e curadora da exposição “Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino”. Apresentou vários programas televisivos sobre temáticas da sexualidade, como o AB Sexo (2005) e o Aqui Há Sexo (2009). É autora dos livros Sexo sem Tabus (2006), Viver o Sexo com Prazer – Guia da Sexualidade Feminina (2008) e Diário Sexual e Conjugal de um Casal (2011). Foi ainda coautora do podcast Muito Mais do Que Sexo (2022) e apresentou o programa 5 Para a Meia-Noite (2016).
Isabel Freire é doutorada em Sociologia e desenvolve trabalhos na área da História da Sexualidade e da História das Mulheres em Portugal. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) para a Educação para a Cidadania (Educação para a Igualdade do Género) e Práticas de Educação para a Saúde (Educação para a Sexualidade). Publicou Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos (Imprensa de Ciências Sociais da do ICS-ULisboa, 2020), Amor e Sexo no Tempo de Salazar (Esfera dos Livros, 2010), e Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas (Esfera dos Livros, 2007).
Catarina Alfaro é coordenadora de Programação e Conservação da Casa das Histórias Paula Rego, onde desempenha as funções de conservadora, curadora, investigadora, autora e editora. Mestre em Museologia e Património, tem desenvolvido um trabalho de pesquisa em temáticas da Arte Moderna e Contemporânea.