11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Entretenimento Cultura Visita Temática - A calçada artística nos jardins do Palácio Marquês de...

Visita Temática – A calçada artística nos jardins do Palácio Marquês de Pombal

As inscrições para esta visita temática já estão ESGOTADAS.

Fique a conhecer o Jardim do Palácio Marquês de Pombal de forma criativa, lúdica e didática através das iniciativas programadas pelo Serviço Educativo e de Animação do Palácio Marquês de Pombal, onde se inclui a Visita Temática – A calçada artística nos jardins do Palácio Marquês de Pombal.

O complexo do Palácio Marquês de Pombal, detém na designada Quinta de Baixo, que inclui o Palácio, o Jardim, o Lagar e a Adega, um conjunto de pavimentos em calçada artística, quer de seixo, quer ao estilo à portuguesa que denotam uma evolução temporal dos pavimentos nacionais, além de uma qualidade estética de relevo, que merecem ser analisados em profundidade.

Aqui, encontramos pavimentos artísticos, provenientes ainda da sua fase da edificação na segunda metade do século XVIII, portanto, Pombalina e de influência das correntes Iluministas, e ainda outros executados durante a época do Estado Novo.

A visita mostrará através de um percurso pelo jardim, um conjunto de empedrados artísticos aplicados em várias épocas. Em cada um desses pavimentos a história leva-nos a pensar o quanto foi gratificante as influências da mistura de várias culturas, feitas por vezes de simplicidade, opulência e de vontade de marcar no tempo o espaço coabitado, como se cada piso pudesse ser Padrão.

Conceção e orientação: Ernesto Matos
Nasceu em Lisboa em 1964. Licenciado em Design Gráfico. Doutorando na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa onde defende a tese “A Calçada Artística à Portuguesa no Estado Novo: Políticas culturais e urbanas entre 1926 e 1974”.
Ao longo dos anos tem desenvolvido parte da sua carreira profissional abordando o tema cultural da calçada artística, onde tem vindo a desenvolver trabalho de investigação sobre as origens dos empedrados bem como um levantamento a nível mundial destes pavimentos executados com pedra e técnicas portuguesas, resultando já na publicação de vários livros, coleções de postais, textos, palestras e exposições em alguns locais do mundo.

 

🗓️ 20 de novembro de 2022 | Das 11h00 às 13h00
Para jovens e adultos | Lotação: min. 6 – máx. 25
Atividade gratuita
INFORMAÇÕES:
Ingresso gratuito, mediante inscrição prévia para: servicoeducativo.palacio@oeiras.pt.

Local das Sessões: Palácio Marquês de Pombal, Largo Marquês de Pombal, Oeiras

Para mais informações:
📞 21 440 85 52/29 (segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00).

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz