16.9 C
Oeiras Municipality
Ter 2 Março 2021
Inicio Entretenimento Cultura XIII Festival West Coast volta a Oeiras

XIII Festival West Coast volta a Oeiras

A 13.ª edição do Festival West Coast em Oeiras voltou, com produção de MAAC e patrocínio institucional do Município de Oeiras e DGArtes.

Concertos e Masterclasses durante o mês de novembro na Capela de Santo Amaro em Oeiras, com alguns dos melhores músicos internacionais: Florian Deuter, Yuko Inoue, Laura Granero, Ketil Haugsand, Duo ArParla e Concerto Ibérico. Música de câmara e recitais com pianoforte, cravo, violino e harpa.

O West Coast – Festival de Música Antiga de Oeiras foi criado em 2008 e conta desde a 1.ª edição com o apoio e a parceria da Câmara Municipal de Oeiras.

Em 2020, o festival decorre entre 4 e 29 de novembro, e apresenta uma programação inteiramente dedicada a Beethoven e seus contemporâneos, repartida entre os concertos na Capela de Santo Amaro e as masterclasses na Escola Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-velha.

Nesta edição, e pela primeira vez em Oeiras, será utilizado um pianoforte restaurado pelo construtor holandês Geert Karman nos concertos das pianofortistas Yuko Inoue e Laura Granero, as quais em conjunto com o violinista Florian Deuter, o cravista Ketil Haugsand e a harpista Maria Cleary, entre outros intérpretes, celebram, nos seus concertos, a herança musical e cultural de Beethoven, figura maior e revolucionária da Cultura Europeia.

Ao longo do seu historial, o festival tem valorizado o património arquitectónico civil e religioso do Concelho de Oeiras com as actividades que organiza, sendo dado particular destaque aos repertórios musicais executados em Portugal.

O West Coast tem como uma das suas marcas, o modo singular como desenvolve sinergias relevantes para a formação de jovens e para a difusão dos repertórios musicais até inícios do século dezanove, bem como dos instrumentos utilizados na época.

Neste sentido, organiza concursos, masterclasses, encontros de músicos, estágios, exposições de iconografia musical. Paralelamente, o festival tem procurado estabelecer diálogos férteis com a comunidade através de diversas workshops: dança barroca, visitas ao património, espectáculos para crianças, lançamentos de CD, visionamento comentado de filmes e com o projecto Flautas em Grupo. Desenvolve também acções ligadas à Academia como conferências, apresentações de livros.

west_cost_cartaz.jpg

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Tecnologia do ISQ na Missão a Marte da NASA

No passado dia 18 de fevereiro chegou a Marte o “Perseverance”, um veículo da NASA que tem como missão procurar vestígios de vida no...

Câmara vai realizar requalificação do Passeio Vitorino Nemésio, em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder à execução da empreitada de requalificação do Passeio Vitorino Nemésio, em Oeiras. O objetivo da obra visa a...

Câmara de Oeiras atribuiu apoio financeiro ao Clube Recreativo Leões de Porto Salvo

​O Município de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 4.000,00€ (quatro mil euros) ao Clube Recreativo Leões de Porto Salvo para...

Talkdesk tem mais de 500 ofertas de emprego

A Talkdesk, o unicórnio português da tecnologia para contact centers, tem mais de 500 ofertas de emprego disponíveis. A empresa avançou ao Jornal Económico...

Comentários Recentes