O concelho de Oeiras vai aumentar a sua oferta de estacionamento com a abertura de dois novos parques, um na Avenida dos Bombeiros Voluntários, em Algés, com oferta de 200 novos lugares de estacionamento, e outro na Avenida Lusíadas, em Linda-a-Velha, com disponibilidade de 360 lugares.
O novo parque de estacionamento de Algés abre hoje, dia 5 de julho, ao público a partir das 18h. O parque de estacionamento em Linda-a-Velha está aberto a partir de amanhã, dia 6 de julho. Ambas as obras foram desenvolvidas pela Parques Tejo – empresa municipal de gestão da mobilidade de Oeiras.
Localizado numa das principais e mais movimentadas vias de Algés, o parque de estacionamento da Avenida dos Bombeiros Voluntários, que representa um investimento municipal na ordem dos 372 mil euros, é uma importante solução provisória para o local onde irá ser desenvolvido o projeto “Portas de Algés”, um projeto municipal de regeneração urbana, destinado a criar uma nova centralidade ao concelho e que irá incluir o reordenamento viário da Avenida dos Bombeiros Voluntários e a instalação de novos serviços de mobilidade urbana, nomeadamente o LIOS – Linha Intermodal Sustentável e o BRT – Autocarro de Transporte Rápido.
Na construção desta infraestrutura, a Parques Tejo integrou materiais e metodologias que permitem a valorização ambiental do espaço ao nível da permeabilidade dos solos, através da pavimentação com betão drenante, bem como na adoção de uma solução inovadora e sustentável de iluminação LED Omniflow, baseada na microgeração de energia eólica e solar.
Da mesma forma, foi realizado o arranjo paisagístico da envolvente, com a plantação de várias árvores e arbustos numa área de 1150m² de áreas verdes, contribuindo para uma melhoria substantiva do espaço público colocado ao usufruto da população.
De forma a garantir o conforto e segurança de todos os utilizadores, seja em regime de rotatividade ou mediante a aquisição de avenças de estacionamento, o Estacionamento Avenida encontra-se equipado com circuitos de CCTV, bem como controlos de acesso baseados na leitura de matrículas. Futuramente, o parque irá disponibilizar postos de carregamento de veículos elétricos, bem como acesso a rede de wi-fi.
Já em Linda-a-Velha entrará em funcionamento o Estacionamento dos Lusíadas, situado junto à rua com o mesmo nome, e que disponibiliza 360 novos lugares nesta importante zona residencial do nosso concelho, num investimento municipal de cerca de 146 mil euros.
Este projeto foi executado num terreno devoluto, com o intuito de promover a sua reabilitação, assegurando o conforto e segurança necessários a todos os utilizadores.
À semelhança do parque de Algés, também o Estacionamento dos Lusíadas estará equipado com circuitos de CCTV, bem como pela instalação futura de postos de carregamento de viaturas elétricas, numa estratégia abrangente de aumentar exponencialmente a disponibilidade dos mesmos, de forma a criar os incentivos à transição para fontes de energia menos poluentes.
Este parque é também um estacionamento provisório, localizado no espaço onde, futuramente, se irá situar a Praça dos Lusíadas, um projeto municipal destinado a criar uma grande praça destinada a atividades cívicas e de lazer, valorizando sobretudo a vivência em comunidade, e que, entre áreas verdes e espaços comerciais, prevê a construção de um edifício destinado a habitação, bem como a estacionamento público.